Responsáveis: Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, Pastoral Vocacional e Pastoral da Acolhida.
Doação: Roupas, calçados, toalhas, lençóis (novos ou em condições de uso).
TEMA:
Mãe do Amparo: Ensina-nos a fazer um diálogo de amor em vista da fraternidade universal.
SUBTEMA:
Mãe do Amparo: Ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
Refrão Orante: Ó vem conosco, vem caminhar, / Santa Maria vem. (bis)
A– Motivação inicial: (O animador, com poucas palavras, acolhe os participantes, apresenta os responsáveis pela novena do dia, o tema e motiva o início da mesma).
D– Com fé e confiança, iniciemos a nossa Novena em honra a Nossa Senhora do Amparo, com sinal da Cruz (cantado ou rezado): Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
D– Intenções: (O dirigente de forma espontânea motiva os participantes a apresentarem a Deus suas intenções e pedirem a graça que desejam obter com a novena).
A– Acolhamos com alegria os símbolos que nos ajudam a rezar e a vivenciar melhor nosso encontro de irmãos. Cantemos! (Símbolos e canto à escolha da equipe).
D– Oremos: Ó Deus, força da paz, quiseste que o anúncio do Evangelho de teu Filho alegrasse o mundo inteiro. Dá-nos a graça de permanecer fiéis na escuta da palavra e na prática do caminho fraterno de vida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
A– Preparemos nosso coração para ouvir a Palavra de Deus, cantando. (Canto à escolha da equipe).
L1 – Texto bíblico: 1Jo 3,16-18
Leitura da primeira carta de São João. Compreendemos o que é o amor, porque Jesus deu a sua vida por nós; portanto, nós também devemos dar a vida pelos irmãos. Se alguém possui os bens deste mundo e, vendo o seu irmão em necessidade, fecha-lhe o coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade. Palavra do Senhor.
A – Agora acolhamos com alegria os ensinamentos do Papa Francisco, contidos na encíclica Fratelli Tutti.
L1– O documento nos pede o abandono da via do conflito, encontrando em si mesmo a humildade para superar com o diálogo.
L2– O Papa Francisco nos pede que venhamos a abster-nos da inimizade e do ódio mútuo, procurando sempre formas pacíficas de resolução de contendas.
T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
L1– A encíclica nos exorta a procurar sempre facilitar debates honestos e posições diferentes no mesmo assunto, porém tudo sempre fundamentado no amor e na justiça.
L2– O documento nos exorta a não permitir mais que se propague o esquecimento e a impunidade.
T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
L1– O sumo Pontífice pede que não venhamos a entrar no círculo vicioso da vingança.
T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
D– Reflexão: (O dirigente ou outra pessoa previamente escolhida, faz uma breve reflexão a partir da Palavra Deus e da temática da novena).
D– Preces: Irmãs e irmãos, oremos para que a Igreja e toda a humanidade participem da plenitude de graças e bênçãos com que Deus enriqueceu a Virgem Maria, dizendo (ou cantando) com fé.
R– Nossa Senhora do Amparo, intercedei por nós!
D– Vamos concluir nossas preces rezando juntos: um Pai nosso, três Ave Marias e Glória ao Pai.
A– Neste momento nossa comunidade é convidada a fazer uma singela homenagem a Nossa Senhora do Amparo.
D– Mãos que carregam flores são mãos benditas como as de Maria. Que as flores exalem o perfume de um mundo novo, onde todas as pessoas sejam amadas e respeitadas!
T– Nossas mãos agora trazem flores, e Maria as recebe com imenso amor, pois sabe que, em cada flor, mora um gesto de gratidão.
D– Oferte com devoção a sua flor a Nossa Senhora do Amparo! Enquanto isto cantemos o hino oficial de nossa Padroeira (Cântico Nossa Senhora do Amparo).
D– Vamos concluir nossa novena rezando a oração de Nossa Senhora do Amparo:
T– Ó Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, nós vos agradecemos por todas as graças que concedeis aos que recorrem a vós, pois sempre atendeis os vossos filhos.
Nós vos suplicamos pela paixão e Morte de Jesus e pelas vossas dores: acolhei-nos, ó Nossa Senhora do Amparo, sob o vosso manto materno. Concedei-nos as graças que vos pedimos pela nossa comunidade e por cada um de nós. Ó Maria, Mãe nossa, fazei que todos gozemos de vossa amorosa proteção na vida e ainda mais na morte para louvar-vos e bendizer-vos para sempre. Amém. Debaixo de vosso amparo, acolhei-nos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas nas necessidades, mas sim livrai-nos de todos os perigos.
D– Ó sempre Virgem gloriosa e bendita! Rogai por nós, ó Nossa Senhora do Amparo!
T– Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.
D– O Deus de Maria, que cumpre suas promessas em favor do seu povo, nos abençoe, (+) ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
D– Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
T– Para sempre seja louvado!
Avisos:
A– Após a novena, permaneçamos para Santa missa presida pelo Padre………
(Cântico final à escolha da equipe).