7º ENCONTRO
Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! (Lc 2,11)
1. AMBIENTE
Dispor ao centro do espaço preparado para o encontro: Bíblia, vela, coroa do Advento, manjedoura vazia, imagem de José e Maria e fotos da família acolhedora.
2. ORAÇÃO INICIAL
Anim.: Que bom, meus irmãos e minhas irmãs, estarmos juntos mais uma vez, hoje para celebrar o sétimo encontro da Novena de Natal. Queremos, jubilosos, acolher o Menino Jesus para fazer
parte do nosso presépio, neste lar, de modo particular em nosso coração. Neste momento, o Menino Jesus é colocado na Manjedoura, enquanto entoa-se o canto ‘Ó luz do Senhor’ (nº 2, p. 54).
Anim.: Vamos iniciar nossa Novena, invocando a Santíssima Trindade, cantando:
Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Anim.: Ó Deus, somos gratos pelo teu amor, por nos ter dado teu Filho único Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, a fim de que busquemos sempre viver na tua presença e te servir.
Todos: Vem, Senhor, ficar conosco.
Canto 10: Noite feliz. (p. 57)
Anim.: Para que possamos viver bem nosso encontro de hoje, peçamos a luz do Espírito Santo a nos iluminar e guiar neste tempo do Advento. Cantemos:
Vem Espírito Santo vem, vem iluminar! (bis)
Nosso encontro vem iluminar! Nossas famílias vem iluminar!
Nossa Igreja vem iluminar! Nossa novena vem iluminar!
3. DEUS NOS FALA
Anim.: Que a Palavra de Deus seja o nosso sustento neste Mundo.
Todos: É Jesus quem vai chegar! No Advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar!
Anim.: Vamos juntos acolher a Palavra de Deus, cantando:
Canto 8: É como a chuva que lava. (p. 56)
L1: Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (2, 1-14).
4. ILUMINADOS PELA PALAVRA
Anim.: “O Filho de Deus nasceu descartado para nos dizer que todo o descartado é filho de Deus. Veio ao mundo como vem ao mundo uma criança débil e frágil, para podermos acolher com
ternura as nossas fraquezas”. Como em Belém, também conosco Deus gosta de fazer grandes coisas através das nossas pobrezas. (Papa Francisco)
L2: Nasce para nós o Cristo Senhor, nosso Salvador! Nossos corações transbordam de felicidade e esperança. Uma cidade nos chama a atenção, é Belém. Está no tempo do recenseamento, já
não há lugar nas hospedarias. Era noite e não havia lugar algum para acolher a família de Nazaré. Maria, já sem força, diz a José que a hora do nascimento chegou.
Todos: Natal é vida que nasce, é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio e a nossa casa é Belém.
L1: Assim nasce Jesus numa estrebaria no meio dos animais, na pobreza, para nos dar esperança de dias melhores, da nossa salvação. Ó Jesus, vem ser luz em nossas vidas, em nossas famílias,
em nosso trabalho, em nossa Igreja, onde nossos irmãos estão enfermos com a Covid-19, vem Senhor Jesus.
Todos: Natal é vida que nasce, é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio e a nossa casa é Belém.
L2: Olhemos para o presépio, vejamos a figura de José e Maria contemplando o seu filho amado. Que a exemplo de José e Maria os pais estejam atentos ao chamado de seus filhos, que nunca falte amor, carinho e paz nas famílias. Jesus se dá a cada um de nós gratuitamente, a sua luz nos renova a cada instante.
Todos: Natal é vida que nasce, é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio e a nossa casa é Belém.
L1: Nós sabemos o quanto está difícil viver neste tempo de pandemia, sem poder encontrar os familiares, amigos e sem poder ir às Missas. O que não podemos é perder a nossa fé, precisamos
seguir confiantes e vigilantes, pois Jesus é nossa luz.
Todos: Natal é vida que nasce, é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio e a nossa casa é Belém.
5. UMA HISTÓRIA
Anim.: Dona Gracy, vinda do Amazonas, recorda que teve uma vida difícil, não teve a chance de ir à escola nem à Igreja, pois no local em que morava não havia.
L1: Seu pai, homem temente a Deus, ensinava os ensinamentos da Bíblia. Desde pequena, escutava a Palavra de Deus, seu pai rezava o terço, a ladainha e explicava o Evangelho. E foi assim que ela aprendeu um pouco da Palavra de Deus.
L2: O tempo passou e ela veio para Rondônia, casou, construiu sua família, teve seus filhos e ensinou tudo que aprendera com seu pai a eles enquanto ainda pequenos: tudo que ela havia aprendido, primeiramente rezar o terço.
L1: Quando seus filhos faziam algo errado, o castigo que ela dava era que eles tinham que ficar de joelhos e rezar o terço bem alto, e ela corrigia quando rezavam errado. Dona Gracy sempre dizia que seus filhos tinham que estudar para eles terem uma vida melhor que a dela. Ela teve a oportunidade de ir à escola aos 63 anos, mas seu aprendizado foi muito pouco.
L2: Hoje alguns de seus filhos são graduados, outro é servidor público, seus filhos também construíram suas famílias. Dona Gracy sempre ia à Missa quando podia, porém veio a pandemia e
mudou tudo, Missas suspensas, foi aí que dona Gracy chamou os filhos para voltarem a rezar o terço em família.
Anim.: Eles se encontram nos finais de semana e rezam sempre o terço em família e depois escutam o Evangelho. Em seguida partilham a Palavra de Deus. Ela sempre diz que é a Palavra de
Deus o sustento da Família em todos os momentos. Relato de Gracy Garcia Machado de Almeida
6. VAMOS CONVERSAR
Anim.: Vamos refletir o que a Palavra de Deus nos ensinou.
a) Qual o versículo que mais lhe chamou a atenção? Qual personagem?
b) Como estou preparando o meu coração para acolher o nosso Salvador?
c) O que representa o Natal para você? O que lhe diz a História de dona Gracy?
7. GESTO CONCRETO
Sabemos que todos os anos a Novena de Natal propõe a cada um de nós ou ao grupo todo um gesto concreto. Precisamos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam, dos pobres e
necessitados. Já estamos chegando ao final da nossa Novena e precisamos decidir o que faremos de concreto para com o nosso próximo. A quem vamos ajudar (família, casa de apoio, etc.)?
8. ORAÇÃO FINAL
Anim.: Meu Senhor e meu Deus, abençoa nossas famílias para que sempre haja paz, amor, respeito. Protege-nos dessa pandemia. Rezemos aos Senhor:
Todos: Senhor, acolhe os nossos pedidos!
Preces espontâneas
Anim.: Maria, mãe do Filho de Deus, Rainha do Céu e da Terra, queremos percorrer junto contigo o tempo do Advento. Ajuda-nos a abrir o coração para acolher Jesus.
Anim.: O anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E ela concebeu do Espírito Santo. Ave, Maria…
Anim.: Eis aqui a escrava do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave, Maria…
Anim.: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós. Ave, Maria…
Anim.: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Todos: Ó Deus, através de uma estrela… (p. 59) Pai Nosso…
Anim.: Querido Deus, queremos te agradecer por tua companhia neste encontro da Novena. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!
Canto 1: Senhor, vem salvar teu povo. (p. 54)