02/05 Amparo realiza carreata para abertura do “Ano Jubilar”, nesse domingo (5)
Compartilhar

A Arquidiocese de Porto Velho realiza nesse domingo (5), a “Abertura da Porta Santa”, momento que inicia oficialmente o “Ano Jubilar” para celebrar os 100 anos de criação da Igreja Particular de Porto Velho. A celebração acontece, a partir das 08h da manhã, na Catedral Sagrado Coração de Jesus – no centro da cidade.

Esse momento especial, que será presidido pelo Arcebispo de Porto Velho Dom Roque Paloschi, vai reunir padres, religiosos, religiosas, diáconos e centenas de fieis de todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese, além de autoridades.

Para viver esse momento de muita benção, a paróquia de Nossa Senhora do Amparo realiza uma carreata, que sairá de frente igreja Matriz, onde todos os paroquianos estão convidados a participar.

A programação é a seguinte: 

Concentração: 07h

Local: Em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo – Av. Amazonas – 4050 – Agenor de Carvalho

Saída para a Catedral: 07h30

Observação: Se possivel, cenha vestido com a camisa da Paróquia

Mais informações na secretaria paroquial ou pelo whatsapp: 9 9218-8927

Cenha viver conosco esse momento de fé e amor.

SOBRE O EVENTO

A abertura da Porta Santa marcará o tempo de uma grande “sinfonia de oração” em preparação do ano jubilar que será celebrado em 2025.

A Porta Santa é um dos sinais mais característicos do Jubileu Eucarístico, sendo que sua abertura pelo Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, constitui o início oficial das peregrinações a serem realizadas por todos os católicos e pessoas de boa vontade, dos 13 municípios que compreendem o território da Arquidiocese (Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim, Ariquemes, Monte Negro, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Cacaulândia, Vale do Anari, Machadinho d´Oeste), a Sé Metropolitana.

A peregrinação a Porta Santa, como um dos atos solenes do centenário da presença institucional da Igreja Católica no chão de Rondônia, abre um «tempo favorável» (cf. 2 Cor 6,2) para a própria conversão dos fiéis, incentivando a colocar Deus no centro da própria existência, caminhando para Ele. Além disso, em razão das festividades e para este momento especial, a Santa Sé emitiu decreto Apostólico concedendo a todos os fiéis, que com devoção participarem e estiverem adequadamente preparados, o dom das Indulgências.

É importante destacar que a Porta Santa aberta neste domingo, seguirá até o dia 04 de maio de 2025, com seu fechamento. A proposta desse tempo é percorrer o caminho em comunidade, observando três Sinais do Ano Jubilar:

  • Realizar a Peregrinação: A peregrinação é uma experiência de conversão, de mudança da própria existência para direcioná-la para a santidade de Deus. Por essa razão, as comunidades católicas organizarão, durante 1(um) ano, a peregrinação rumo a Catedral Arquidiocesana, sinal de unidade desta Igreja Particular.
  • Passar pela Porta Santa: Ao passar o limiar da porta, o peregrino recorda o texto do capítulo 10 do Evangelho de João: «Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há de entrar e sair e achará pastagem». O gesto expressa a decisão de seguir e deixar-se guiar por Jesus, que é o Bom Pastor. Afinal, a porta também é uma passagem que leva ao interior de uma igreja, neste caso a Catedral Metropolitana de Porto Velho. Nesse sentido, a porta nos leva para a comunidade cristã, sinal da comunhão que liga cada crente ao Cristo, além de ser o lugar do encontro e do diálogo, da reconciliação e da paz que espera a visita de cada peregrino, o espaço da Igreja como comunidade de fiéis e comunidade Eucarística.
  • Receber Indulgência: O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que: “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório,  indulgência é uma manifestação concreta da misericórdia de Deus, que ultrapassa os limites da justiça humana e os transforma. A indulgência permite libertar o coração do peso do pecado, para que a reparação devida seja dada em plena liberdade. Assim, concretamente, a indulgência é uma experiência de misericórdia que passa através de algumas ações espirituais indicadas pelo próprio Papa, através da Penitenciaria Apostólica, a todos/as que bem vivenciarem este ano santo em preparação do centenário da Igreja Católica de Porto Velho.

Com este movimento a Arquidiocese de Porto Velho pretende incentivar ainda mais a participação de todos, marcando no tempo a continuação da intensa preparação do ano jubilar, a ser realizado em 2025, que tem como tema escolhido para a ocasião: “Testemunhar fé e vida na Amazônia” e o lema “Sede minhas testemunhas até os confins da terra” (At. 1,8).

  • Por isso, a abertura da Porta Santa é um dos elementos mais importantes para comemorar o ano jubilar que evoca o movimento missionário e de renovação da Igreja católica local, que caminha em peregrinação à luz da Esperança que torna o futuro do próximo centenário possível, esta Esperança que é o próprio Cristo.

Com informações da PASCOM Arquidiocesana

VEJA TAMBÉM