03/09 Domingão da Família: uma profunda experiência de vida comunitária

Nesse domingo, 1º de setembro, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo encerrou os festejos em honra à sua padroeira com uma significativa Confraternização Paroquial, intitulada “Domingão da Família” – um almoço comunitário que se destacou como um verdadeiro exemplo de partilha e preocupação com o meio ambiente. Proposta pelo pároco, Padre Geraldo Siqueira, a ação foi muito bem recebida pela comunidade, que acolheu todos de forma gratuita.

“Uma profunda experiência de vida comunitária foi gravada em meu coração, que Deus concedeu à nossa comunidade paroquial, em sintonia com as celebrações do centenário da Igreja de Porto Velho. A festa da partilha, com o tema “Nada iguala o sabor do pão partilhado, da comida partilhada; nada é tão abençoado quanto dividir o que temos com o nosso próximo!” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16), foi um momento marcante de vivência eucarística. Parafraseando as palavras de Jesus, nossa festa se tornou uma verdadeira multiplicação dos pães. Todos comeram e ficaram saciados, e ainda houve abundância”, afirmou Padre Geraldo.

Em sintonia com o projeto “Cuidado com a Casa Comum”, cada participante foi convidado a levar seu próprio material de uso pessoal, como pratos, talheres e copos, reforçando o cuidado com o meio ambiente. Os descartáveis inevitáveis, como garrafinhas de água e refrigerante, foram reciclados, e as tampinhas foram recolhidas para ajudar na ação em prol do Hospital do Amor – um gesto bonito e solidário. “Nós optamos por descartáveis zero, tanto que a decoração foi toda feita com plantas naturais e frutas…foi uma mudança de noventa graus”, enfatizou o padre.

Letícia Beilla, que trouxe sua família para participar, aprovou a iniciativa, destacando o espírito de união e solidariedade presente no evento, sem esquecer o cuidado com a Casa Comum.

“Que domingo maravilhoso! Quero parabenizar a todos os envolvidos, na pessoa do Padre Geraldo, mas também expressar minha felicidade em partilhar, não só o alimento, mas também a felicidade, a vida, a família… poder compartilhar esse momento foi muito bom. Tudo foi partilhado, e ainda sobrou, permitindo que todos levassem um pouco para casa, sem desperdício. O que mais me chamou a atenção foi a preocupação com o meio ambiente, o cuidado com a nossa Casa Comum. Parabéns! Parabéns! E Parabéns!”

Nurian Batista, que também veio com a família, expressou sua alegria em ver a comunidade unida em um momento tão generoso e consciente.

“Foi muito lindo esse gesto; além da partilha com centenas de pessoas, houve essa preocupação com o meio ambiente e com aqueles que não puderam estar presentes por motivo de doença, mas que ainda assim receberam ajuda desta confraternização. Parabéns ao Padre Geraldo Siqueira pela coragem e liderança, e a todos os envolvidos direta ou indiretamente na ação”, pontuou.

O sucesso da ação foi evidente. Todos os alimentos foram doados pela comunidade – mais de 250 frangos, bois e outros itens como doces, refrigerantes, sucos e frutas foram generosamente oferecidos. A paroquiana Zilma, responsável pela sobremesa, falou com emoção sobre o êxito do evento.

“Foi um acontecimento para a nossa Paróquia, de uma alegria e contentamento ímpar. Só posso dizer que essa festa foi movida por Deus, que inspirou o Padre Geraldo. Foram momentos tão bons, tão grandiosos; ver nossos irmãos chegando… e todos entendendo que era uma partilha de irmãos, pela vontade de estarmos juntos. Não foi simplesmente a comida pela comida, mas o desejo de ser Igreja, o desejo de ser comunidade. Essa festa da partilha vai ficar em nosso imaginário, em nosso coração, nesse sentimento de que pertencemos a esta Igreja, de que somos verdadeiramente irmãos, capazes de nos sentar em um momento de fraternidade e partilhar da mesma mesa.”

Além do almoço, o evento contou com binguinhos, música ao vivo e o sorteio da Ação entre Amigos, que premiou os vencedores com vales-compras de 2 mil, 3 mil e 5 mil reais, cujos recursos contribuirão para as futuras atividades da comunidade.

“Nós queremos agradecer a Deus, à comunidade, às famílias que doaram, que trabalharam, que vieram… Foi uma vivência bonita de comunidade. Que Deus possa abençoar todas as pessoas, todas as nossas famílias. Gratidão é a palavra que resume todo esse momento que estamos vivendo”, finaliza padre Geraldo.

E assim encerramos a festa em honra a padroeira Nossa Senhora do Amparo, vivenciando na prática, o que diz o Evangelho: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16).

• Nada iguala o sabor do pão partilhado, da comida partilhada; nada é tão abençoado quanto dividir o que temos com o nosso próximo!

Um agradecimento especial às equipes responsáveis pela ação:

Preparação Almoço

Encontro de Casais com Cristo

Servir o almoço e manter o espaço organizado

• Comunidade São Lucas
  • Comunidade Santa Rita
  • Comunidade Guadalupe
  • Comunidade Imaculada

Limpeza e Organização do Espaço (antes, durante e depois)

• Comunidade São José
  • Comunidade Sagrada Família
  • Comunidade Rainha da Paz
  • Comunidade Nossa Senhora Aparecida
  • Comunidade São Francisco
  • Comunidade Santo Antônio
  • Comunidade Nossa Senhora do Amparo

Binguinhos de Confraternização

• Cleicinha

Doces, Sobremesas e Frutas

• Zilma, Ana Lúcia e Vânia

Ornamentação do Espaço

• Gil, Leandro, Meire e Cleicinha

Animação Musical

• Regina

Organização do Som e Palco

• Ray Amparo, Marcos e Devair

Sorteio da ação entre amigos

• Genildes e equipe

Barraca do Refrigerante

• Catequese

Comunidação

• Marcos Ferreira e equipe

A seguir, fotos de momentos da festa.