Hoje, véspera de celebrar a nossa padroeira: Nossa Senhora do Amparo, temos uma programação especial, com três momentos celebrativos:
12h – Santa Missa
15h – Santo Terço
19h – Cântico do Akathistos
O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.
Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé.
O hino do Akáthistos não foi tirado de arquivos nem jamais sepultado em bibliotecas: há 15 séculos, o Akáthistos vive no coração de incontáveis gerações, que nele encontram alimento e verdadeira devoção à Virgem. Sem qualquer dúvida é o mais belo hino mariano da Antiguidade e de todas as épocas, um monumento de altíssimo valor, uma obra prima litúrgica de importância eclesial.
Este hino foi projetado com base em dois planos sobrepostos, o da história e o da fé, e em duas perspectivas entrelaçadas e complementares, a cristológica e a eclesial, nas quais se radica e ilumina o mistério de Maria, a Mãe de Deus. Aliás, no pano de fundo desse desígnio de salvação está inscrita a história do homem, de cada homem, chamado a tornar-se transparência e presença divina, como foi e é Maria. A figura de Maria é ao mesmo tempo imagem e plena revelação daquilo que todo homem e toda a Igreja devem se tornar. Fonte: comunidade Shalom
As celebrações acontecem na igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, situada na Av. Amazonas – 4050 – Bairro: Agenor de Carvalho.
E no domingo, 20 de agosto, dia de Nossa Senhora do Amparo é momento de rendermos todas as homenagens; por isso, a nossa programação vai ter quatro momentos especiais:
Venha celebrar conosco.
Nossa senhora do Amparo, rogai por nós.