PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO AMPARO
40 EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS NA VIDA COTIDIANA EM VISTA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL E HUMANO.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ORAÇÃO DIÁRIA
A quaresma é um período de penitência e meditação, por meio da prática do Jejum, da Esmola e da Oração, preparando-nos para a Páscoa do Senhor. Veja abaixo algumas dicas para viver melhor esse tempo de entrega, amor a Deus e ao próximo.
A – Procure um lugar reservado que lhe proporcione silêncio para o diálogo com Deus
B- Tenha a Bíblia e um crucifixo em mãos.
C – Faça-o de preferência na oração da manhã, a fim de cumpri-lo ao longo do dia.
1º Passo- Colocar-se na presença de Deus: Faça o sinal da cruz. Faça sua oração. É muito importante que você formule a oração com suas próprias palavras.
2º Passo-Encontro com a Palavra de Deus:
• Leia com atenção (por duas vezes) o seguinte texto bíblico: Is 1,16-18
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente.
Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos- diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tomar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.
• Meditar a Palavra de Deus: O que a Palavra fala a você pessoalmente?
Demorar-se um pouco na meditação do texto bíblico, permitindo que a Palavra de Deus ecoe no íntimo de seu ser.
3º Passo – Crie um propósito: Transforme sua oração em prática. Para ajudar escolher e viver o compromisso como sinal de conversão segue um pensamento do texto básico da Campanha da Fraternidade 2021:
“Entre os muitos aprendizados da pandemia da Covid-19, um deles foi o de que o aprofundamento do sistema de acumulação do capital apropria-se dos “bens comuns” para explorá-los economicamente. Nossos rios são poluídos, nossas florestas derrubadas. A terra vai morrendo. Tudo isso traz consequências como o surgimento de doenças desconhecidas” (TB CFE 2021, n.55).
Sugestão de compromisso: Ajudarei um enfermo de baixa renda. Faça uma visita ou ligação telefônica a ele, ouça as suas dores com atenção e compaixão, veja de que maneira pode ajudá-lo concretamente. Leve-o a alguma consulta, auxilie-o com a compra de algum remédio etc.
Obs. Se o exercício é feito à noite o propósito é para o dia seguinte, se o exercício é feito pela manhã, então o propósito é para o mesmo dia.
4º Passo – Fazer um Colóquio com Deus: Após a meditação, escolha do compromisso, fale a Deus o que você está sentido. Não tenha receio de manifestar a Deus os verdadeiros sentimentos e pensamentos que o presente exercício espiritual suscitou em você.
5º Passo – Rezar: Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai e Sinal da Cruz.
6º Passo- Cumprir o propósito estabelecido.