SÃO JOSÉ – PAI TRABALHADOR
Esquema, como possível ajuda, para rezar a maratona de São José:.
1 – Escolher a hora e o lugar mais apropriados para a oração.
2 – Acolher a presença de Deus, saber que Ele me quer junto de si.
3 – Pedir a luz do Espírito Santo para que Ele me dirija e inspire.
4 Faça o sinal da cruz
5 – Leia calmante o texto indicada no dia.
Um aspecto que caracteriza São José – e tem sido evidenciado desde os dias da primeira encíclica social, a Rerumnovarum de Leão XIII – é a sua relação com o trabalho. São José era um carpinteiro que trabalhou honestamente para garantir o sustento da sua família. Com ele, Jesus aprendeu o valor, a dignidade e a alegria do que significa comer o pão fruto do próprio trabalho.
Neste nosso tempo em que o trabalho parece ter voltado a constituir uma urgente questão social e o desemprego atinge por vezes níveis impressionantes, mesmo em países onde se experimentou durante várias décadas um certo bem-estar, é necessário tomar renovada consciência do significado do trabalho que dignifica e do qual o nosso Santo é patrono e exemplo.
O trabalho torna-se participação na própria obra da salvação, oportunidade para apressar a vinda do Reino, desenvolver as próprias potencialidades e qualidades, colocando-as ao serviço da sociedade e da comunhão; o trabalho torna-se uma oportunidade de realização não só para o próprio trabalhador, mas sobretudo para aquele núcleo originário da sociedade que é a família. Uma família onde falte o trabalho está mais exposta a dificuldades, tensões, fraturas e até mesmo à desesperada e desesperadora tentação da dissolução. Como poderemos falar da dignidade humana sem nos empenharmos para que todos, e cada um, tenham a possibilidade dum digno sustento?
A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se em certa medida criadora do mundo que a rodeia. A crise do nosso tempo, que é económica, social, cultural e espiritual, pode constituir para todos um apelo a redescobrir o valor, a importância e a necessidade do trabalho para dar origem a uma nova «normalidade», em que ninguém seja excluído. O trabalho de São José lembra-nos que o próprio Deus feito homem não desdenhou o trabalho. A perda de trabalho que afeta tantos irmãos e irmãs e tem aumentado nos últimos meses devido à pandemia de Covid-19, deve ser um apelo a revermos as nossas prioridades. Peçamos a São José Operário que encontremos vias onde nos possamos comprometer até se dizer: nenhum jovem, nenhuma pessoa, nenhuma família sem trabalho!
(Carta Apostólica Patris Corde do Papa Francisco)
Faça um breve momento de silencio e em seguida reza:
Só resta implorar, de São José, a graça das graças: a minha conversão.
Pede-se agora a graça que necessita conseguir.
Para melhor alcançar as graças pedidas, rezarei três Pai-nossos, sete Ave-Marias e um Glórias ao Pai em honra das alegrias e dores do glorioso são José
Oração a São José.
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja Louvado
Em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém