No final do ano litúrgico, a Igreja celebra a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. É um convite a olhar para Ele, origem e realização de todas as coisas (cf. Col 1,16-17), cujo “reino jamais será destruído” (Dn 7,14). Assim declarou o Papa Francisco, no início de sua homilia, inspirando a proclamação em todo o mundo.
Na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Porto Velho, esse domingo de Cristo Rei, também marcou o encerramento do Projeto Missa das Famílias 2024 , uma iniciativa transformadora que renovou lares e corações ao longo desses nove meses.
Com o tema “Família: Casa da Participação, Oração, Perdão e Alegria”, e lema: “Fala que teu servo escuta” (1Sm 3,10), as celebrações tiveram início em março, ocorrendo sempre no quarto domingo de cada mês. Desde então, milhares de membros da comunidade testemunharam mudanças profundas em suas vidas e em suas famílias.
Este ano, a proposta do projeto foi ainda mais intensa, convidando cada membro da família para um encontro íntimo com Deus por meio de uma direção espiritual conduzida pelo pároco da comunidade, padre Geraldo Siqueira. Aos paroquianos, foi oferecido um roteiro espiritual com passos para a prática da Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia), orientações para a criação de projetos de vida baseados nos ensinamentos do Evangelho.
De acordo com padre Geraldo, “a vivência dos sacramentos, especialmente o da penitência ou reconciliação, a prática das obras de caridade, a reza do Santo Terço e a devoção à Virgem Maria são fundamentais para o crescimento espiritual e fortalecimento da fé em família”.
Durante a celebração, que também coincidiu com o Dia do Cristão Leigo e Leiga, padre Geraldo destacou a importância dos leigos como “Sal da terra e Luz do mundo”, desempenhando com zelo e dedicação as atividades da Igreja em suas comunidades.
Um dos momentos emocionantes foi a renovação dos ministérios dos Ministros Extraordinários da Palavra e da Eucaristia, que assumiram mais uma vez o compromisso de levar a Palavra de Deus e Jesus Eucarístico às comunidades, especialmente onde o sacerdote não pode estar presente.
Na celebração não podia faltar a adoração ao Santíssimo Sacramento, momento marcante em todas as Missas, fortalecendo ainda mais a fé dos participantes.
Antes da benção final, a equipe litúrgica deixou uma lembrança especial a todos os participantes do projeto ao longo do ano: um presente cuidadosamente preparado pelo padre Geraldo, acompanhado do último adesivo do itinerário espiritual de 2024.
Em um clima de emoção e gratidão, os fiéis se despediram deste ciclo com a certeza de que o amor e a paz de Jesus Cristo tocarão profundamente suas vidas e lares. Muitos testemunharam como os laços familiares foram fortalecidos e como a fé ganhou novo vigor.
O encerramento do Projeto Missa das Famílias 2024 foi mais do que uma despedida; foi um marco de esperança e renovação. Como um dos participantes resumiu: “Sentimos que nossa família não foi apenas tocada, mas renovada. Não vejo a hora de vivermos tudo isso novamente no próximo ano.”
Que Nossa Senhora do Amparo continue intercedendo pelo nosso pároco padre Geraldo Siqueira e todos os envolvidos direta e indiretamente, nesse projeto de bênçãos e transformação; intercedendo por todas as famílias, abençoando e inspirando novos caminhos de fé e amor.
Por: Pascom/Amparo
A seguir algumas fotos da celebração