Os membros, os delegados fraternos e os convidados especiais que participarão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a partir de 4 de outubro, estão reunidos em retiro espiritual na Fraterna Domus, em Sacrofano, a poucos quilômetros de Roma. Os participantes chegaram na noite de 30 de setembro, após a vigília ecumênica “Together”, e permanecerão em retiro até a noite de terça-feira, 3 de outubro, véspera da abertura da primeira sessão do Sínodo “para uma Igreja sinodal”, que durará até 29 de outubro.
As programações de domingo, segunda e terça-feira começarão às 8h45 com Laudes e uma meditação da Madre Beneditina Ignazia Angelini. Às 9h30 e às 11h30, haverá duas meditações do Padre Timothy Radcliffe, intercaladas com silêncio e oração pessoal. Após o almoço, à tarde, haverá reuniões em grupo de conversação à luz do Espírito. Em seguida, haverá a Santa Missa, precedida pela segunda meditação de Madre Ignazia Angelini e, finalmente, o jantar.
As introduções das Laudes de Madre Angelini no domingo, 1º de outubro, tiveram como tema “Para caminharmos juntos, precisamos encontrar Jesus, a pedra rejeitada”. A primeira meditação do Padre Radcliffe foi “Esperando contra a esperança”, enquanto o tema da segunda foi “Deus em casa e nós na casa de Deus” (parte 1 e parte 2).
Ao meio-dia, os participantes do Sínodo, reunidos em Sacrofano, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, “se uniram ao Papa para a oração do Angelus, saudando com aplausos o novo Beato e o anúncio do encontro com as crianças em novembro”. A missa da noite será celebrada por Dom Raymond Poisson, bispo de Saint-Jérôme – Mont-Laurier e presidente da Conferência dos Bispos Católicos do Canadá.
com informações da CNBB