16/07 Pré-Congresso Eucarístico de Porto Velho reúne centenas de fiéis

No último fim de semana a Arquidiocese de Porto Velho realizou o Pré-Congresso Eucarístico da região pastoral da capital. O evento aconteceu na Paróquia São Cristóvão e marca a preparação para o Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano da Igreja Particular de Porto Velho, em julho de 2025.

Com o tema “Do Céu para o Altar da Amazônia” e o lema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51), aproximadamente mil participantes das diversas comunidades estiveram presente. Destaque para os agentes de pastorais das áreas missionárias Nossa Senhora Aparecida (Vila Dnit), Alto Rio Madeira (distritos de Jaci-Paraná e Nova Mutum), Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (distrito Vista Alegre do Abunã), Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes (distrito de União Bandeirantes), Paróquia N. Sra. Aparecida (Distrito de São Carlos), Paróquia São João Batista (Distrito de Calama) e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Itapuã do Oeste). Apesar da distância, todos se esforçaram para participar em grande número e com muito ardor.

Na homilia da Missa de abertura, Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, destacou a importância da Eucaristia em nossas vida e nas comunidades: “Nossas comunidades precisam ser eucarísticas, lugares de acolhida e comunhão, não tribunais com julgamentos.” Ele ainda relacionou sua mensagem com a canção: “As lições que melhor educam, Eucaristia é que nos dais.”

Após a celebração, a programação continuou com palestras de renomados convidados. Pe. André Luiz Bordignon-Meira, da Diocese de Campinas/SP, abordou o tema: “A Eclesiologia da Comunhão”. Em seguida, a professora Márcia Maria de Oliveira, da Diocese de Roraima/RR, explanou sobre “Eucaristia e Casa Comum”, baseada na encíclica “Laudato Si’”, do Papa Francisco, relembrando o Sínodo para a Amazônia e enfatizando a ecologia integral. Por fim, Frei Faustino Paludo, OFM, apresentou o tema “Pão da Palavra e Pão da Eucaristia”, destacando que “não há pão da Palavra sem o pão da Eucaristia” e relacionando sua fala com os discípulos de Emaús.

Em seguida, reunidos em grupo, os mesmos foram chamados para refletir e discutir as temáticas relacionadas à Eucaristia, resultando em momentos ricos de partilha e comunhão. O primeiro dia do Pré-Congresso Eucarístico encerrou-se com um emocionante e significativo momento de celebração penitencial, conhecido como Lucernário, juntamente com o atendimento ao sacramento da reconciliação fortalecendo a fé dos presentes.

No domingo, 14 de julho, o segundo dia do evento começou com uma caminhada eucarística, partindo da Catedral até a Paróquia São Cristóvão. Este momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, reuniu centenas de pessoas pelas ruas da cidade, e também pode ser acompanhado pelos milhares de ouvintes da Rádio Caiari FM 103,1, a rádio da Arquidiocese. Depois da benção do Santíssimo e de um reforçado café da manhã, as palestras continuaram com o Pe. André, Professora Márcia e Frei Faustino, que aprofundaram a relação da Eucaristia com a realidade Amazônica.

Uma solene Celebração Eucarística encerrou com chave de ouro o evento; coube ao padre Geraldo Siqueira, pároco de Nossa Senhora do Amparo e coordenador de pastoral arquidiocesano, a responsabilidade da reflexão. Durante sua fala, padre Geraldo destacou a necessidade de reconciliação e cura entre as comunidades, os presbíteros e todo o povo: “A Eucaristia é o centro de toda nossa vida cristã; na Eucaristia está todo tesouro espiritual da Igreja, que é o próprio Cristo, nossa Páscoa. A união na Santa Eucaristia nos move no dia a dia missionário.” Ele também homenageou aqueles que realizaram sua missão nas terras amazônicas, destacando que “sem a memória dos mártires, a gente perde a razão de ser Igreja.”

E assim encerrou o Pré Congresso Eucarístico Arquidiocesano. Para os participantes ficou o sentimento de renovação espiritual, que retornaram às suas comunidades com a missão de viver e testemunhar a importância da Eucaristia. Raimundo Pereira Vieira, da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum-Paraná, resumiu o sentimento geral: “Eu me sinto maravilhado com a clareza dos palestrantes sobre a importância da Eucaristia. Precisamos ter isso em nossas veias como nosso sangue. É muito gratificante participar deste encontro.”

No próximo fim de semana 20 e 21, é a vez das Paróquias e Áreas Missionárias da Região pastoral de Ariquemes, experimentarem o mesmo ardor.

Nossa paróquia, também participou com muito ardor. A seguir algumas fotos da nossa participação.

Com informações da Pascom da Arquidiocese PVH.