Na manhã deste domingo (16 de junho), os paroquianos de Nossa Senhora do Amparo participaram da emocionante peregrinação à Porta Santa na Catedral Metropolitana de Porto Velho. A atividade teve início às 9h da manhã, com a concentração em frente a igreja Matriz, seguido de um Momento Penitencial, e às 10h, pontualmente, a carreata saiu da Igreja do Amparo, em direção à catedral.
A manifestação de fé que contou com a presença de centenas de fiéis e mais de 380 veículos foi marcada por oração, cânticos e animação, trazendo um clima de união e fé. Toda essa emoção foi transmitida, ao vivo, pela Rádio Caiari FM 103,1, a rádio da Arquidiocese, e redes sociais da paróquia Amparo, permitindo que os participantes pudessem acompanhar de seus carros; assim como aqueles que não puderam estar presentes fisicamente acompanhassem em seus lares cada momento desse importante ato de devoção.
Ao chegar à Catedral Metropolitana, padre Geraldo Siqueira conduziu a cerimônia de introdução à Porta Santa, onde todos os fiéis puderam seguir o gesto, um momento de perdão e a renovação espiritual. O evento culminou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Geraldo e concelebrada por outros padres, dentre eles padre Hélio, padre Fernando Junio e padre Diego Mota. Em sua reflexão, padre Geraldo, deixou de lado a formalidade, e expressou o que mandou seu coração, destacando a importância dos religiosos e pessoas que se doaram para construir as bases da nossa Igreja Particular de Porto Velho; bem como, ressaltou a importância da peregrinação como um ato de fé e comunhão, reforçando a necessidade de vivermos em harmonia e solidariedade.
Um momento especial da celebração foi a homenagem a dois baluarte desta Igreja Particular: Dom João Batista Costa e Dom Moacyr Grechi, de quem recordamos os 5 anos de falecimento, nessa segunda, 17 de junho; dois buques de flores foram depositados em seus túmulos.
Depois da Santa Missa, os paroquianos deram um abraço simbólico na Catedral, expressando a união com esta Arquidiocese, que hoje tem a frente Dom Roque Paloschi, encerrando o momento celebrativo deste dia festivo,
A peregrinação à Porta Santa foi mais um marco significativo no Ano Jubilar, reafirmando a devoção e o compromisso da comunidade paroquial de Nossa Senhora do Amparo, com esta Arquidiocese e sua Missão.
O evento, além de promover a união entre os paroquianos, serviu como um testemunho de fé e esperança para toda a comunidade. A transmissão pela Rádio Caiari e Redes Sociais possibilitou que todos acompanhassem nos seus veículos, e que muitos outros fiéis se unissem espiritualmente à celebração, reforçando a importância dos meios de comunicação na disseminação da fé e dos valores cristãos.
Com a peregrinação à Porta Santa, os paroquianos de Nossa Senhora do Amparo demonstraram mais uma vez seu fervor e compromisso com a fé, deixando um exemplo de devoção e amor ao próximo para toda a comunidade.
A seguir, algumas imagens da carreata e celebração