08/10 Com Missa, paróquia Amparo PVH inaugura Mercado Solidário

No domingo (6), a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Porto Velho, inaugurou o Mercado Solidário , uma iniciativa externa para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade da comunidade. O projeto tem como objetivo fornecer ajuda direta a quem realmente precisa, oferecendo uma nova forma de acesso a alimentos e produtos de higiene.

A inauguração teve início com uma missa na Capela de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi e concelebrada pelo pároco, padre Geraldo Siqueira, além da participação das religiosas e dezenas de fiéis. Em seguida, dom Roque abençoou o local, localizado em um prédio anexo à capela, marcando o início das atividades do primeiro Mercado Solidário da paróquia.

O que é o Mercado Solidário?

O Mercado Solidário é uma evolução do projeto social desenvolvido pela paróquia, que até então, realizava a doação de cestas básicas para famílias carentes em determinado período do ano. Com o novo formato, as famílias cadastradas poderão escolher os alimentos e produtos de higiene de que realmente precisam, utilizando uma moeda fictícia criada especialmente para o projeto, chamada “Amparito”.

Cada família cadastrada recebe mensalmente uma quantidade de Amparitos, que varia de acordo com as necessidades verificadas durante o processo de seleção, permitindo que a família faça suas compras no mercado solidário. Todos os itens disponíveis são frutos de doações da comunidade.

Localizado ao lado da Capela Nossa Senhora Aparecida, na Rua Alexandre Guimarães, no bairro Agenor de Carvalho, o mercado funciona semanalmente às terças-feiras, das 15h às 17h.

Como funciona o cadastro de famílias?

Atualmente, cerca de 65 famílias são beneficiadas com a doação de cestas básicas pela paróquia. Com o novo sistema, essas famílias passarão a receber Amparitos para adquirir os produtos no mercado solidário.

Leandro Maximiano, coordenador da Cáritas Paroquial, explica que o processo de seleção é rigoroso: “Os coordenadores das comunidades realizam visitas às famílias para verificar sua real necessidade, e apenas após essa avaliação o cadastro é feito no programa social. O objetivo é não oferecer uma ajuda financeira, mas sim dar apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.”

Como contribuir?

Quem quiser ser um doador para o Mercado Solidário da Paróquia Nossa Senhora do Amparo pode entrar em contato com a secretaria paroquial. As doações são fundamentais para manter o mercado em funcionamento e são um gesto concreto de amor ao próximo.

Para mais informações, basta procurar a secretaria paroquial, localizada na Avenida Amazonas, 4050, anexa à Igreja Nossa Senhora do Amparo, ou entrar em contato pelo WhatsApp: (69) 99946-9624, falar com Leandro Maximiano.