A Paróquia

 

HISTÓRICO

Em 1979 ocorreu a ocupação de uma área que era ocupada por várias famílias que possuíam carta de aforamento daquele local. Era situada entre as Avenidas Sete de Setembro e Rio de Janeiro além da Avenida Rio Madeira.Essa ocupação foi feita por pessoas que se diziam donos dali e eram apoiados pelo poder público. Foram enviados tratores e com a ajuda da polícia, eles derrubaram os barracos, deixando mais de 950 famílias ao relento. Era um dia de chuva. Os Padres Combonianos e as Irmãs Franciscanas estiveram presentes, testemunhando o ocorrido contra aquele povo pobre. O assunto foi levado ao conhecimento de Dom João Batista Costa, então bispo de Porto Velho, que, após visitar o local, orientou a contratação de um advogado para defender a causa. No local foi arrecadada uma parte do dinheiro necessário e o restante foi completado por Dom João.

A causa foi confiada ao Dr. Agenor Martins de Carvalho, que foi a Brasília e lá deu entrada ao processo, e no Supremo Tribunal conseguiu uma sentença de 7 x 0, mandando reintegrar os ocupantes. A sentença não agradou aos que se diziam donos da área, que acabaram por decidir contratar um pistoleiro para eliminar o Dr. Agenor. Antes desse episódio, os advogados das partes apresentaram uma solução para o problema, que foi aceita. A prefeitura reconheceria o lado direito da Av. Amazonas como dos posseiros e o lado esquerdo para a outra parte. A prefeitura preparou toda a documentação e os religiosos fizeram o trabalho de catalogação das 950 famílias e entregou a cada uma o documento definitivo do lote de terras expedido pela prefeitura. Foi solicitada uma área para a Igreja. Em assembleia da iniciante Associação do Bairro Nova Porto Velho, foi declarado: “A única Instituição que nos amparou foi a Igreja”, então o Padre Mário Fioravanti completou: “Então chamaremos esta nova Comunidade de “NOSSA SENHORA DO AMPARO”.

A área destinada foi de 100m de frente por 250m de fundo, tendo como frente  a  Rua Amazonas,  entre as Ruas 09 e 10. Foi construída uma Capela em madeira que durou até 1989, quando foi iniciada a construção da atual Igreja pelo Padre Ludovico Bonomi então Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças. A Comunidade que se reunia era bem pequena, mas bastante criativa e empenhada até politicamente. O advogado Agenor Martins de Carvalho foi assassinado em 11 de novembro de 1980 e em sua homenagem o Bairro e a Associação passaram a ser chamados pelo seu nome. A Comunidade Nossa Senhora do Amparo foi elevada ao título de Paróquia em 31 de julho de 1991, pelo então Arcebispo de Porto Velho Dom José Martins da Silva. Quem deu a primeira assistência espiritual foram os Padres Combonianos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na pessoa de José Larea e o Diácono José Wacken. Em 5 de fevereiro de 1992 o Bispo Dom José Martins da Silva nomeia o Pe. Franco Albanesi, 1º Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e o Pe. José Wacken (conhecido por Pe. Zezão) Vigário Paroquial. Padre Franco tomou posse em 9 de fevereiro de 1992. No mesmo ano ele encomenda uma imagem de porcelana de Nossa Senhora do Amparo, que é trazida por um grupo de jovens italianos da cidade de Spoleto e foi entronizada em 15 de agosto de 1992. Madonna di Monte Berico – Vicenza.

Cronologia da Paróquia Nossa Senhora do Amparo:

  • Criação da Paróquia em 31/07/1991.
  • Nomeação do 1º Pároco em 05/02/1992 – Padre Franco Albanesi.
  • Posse do Padre Franco Albanesi na Paróquia em 09/02/1992.

CRIAÇÃO DAS CAPELAS:

01 – Capela Nossa Senhora de Aparecida

Surgiu em 1978 pertencendo à Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Em 1980 foi construída uma Capela de Madeira. Construção definitiva em alvenaria em 20 de setembro de 1991. Situada à Rua Alexandre Guimarães, 4955 – Bairro Agenor M. de Carvalho.

02 – Capela de São Lucas

A Comunidade São Lucas teve a inauguração de sua capela com a primeira missa em 18 de outubro de 1992, no Jardim Primavera, celebrada pelo Pe. José Warcken e pelo Diácono Rui Moreira (que foi ordenado em 25 de abril de 1993 e passa a cooperar diretamente nas comunidades, como vigário Paroquial em junho de 1993). A capela grande em alvenaria e suas dependências (salas e cozinha) foram construídas e inauguradas pelos Padres Franco Albanesi e Rui Moreira em 9 de setembro de 1995. Situada à Rua Cabo Verde, 1991 – Bairro Três Marias (antigo Jardim Primavera).

03 – Capela Nossa Senhora de Guadalupe

Em agosto de 1993, iniciou-se a construção da capela e um Centro Comunitário no conjunto habitacional denominados de Pombal I, por jovens Italianos de Spoleto. A comunidade escolheu como padroeira Nossa Senhora de Guadalupe e em 05 de dezembro de 1993 o Pe. Franco e o Pe. Rui celebraram a missa na terceira Comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Situada à Rua América do Norte, 2411 – Bairro Três Marias (antigo Pombal I).

04 – Capela de Santa Rita de Cássia

Em 25 de agosto de 1996, mais uma vez, jovens italianos de Spoleto, ajudaram na construção de uma capela no conjunto Pombal II, que passou a chamar-se comunidade Santa Rita de Cássia. A atual capela de Santa Rita, o salão e salas foram inaugurados pelo Pe. Franco Albanesi no dia 10/08/2002. Situada à Rua Benedito Inocêncio, 7214 – Bairro Três Marias.

 05 – Centro de Catequese (ao lado da igreja matriz)

No dia 19 de dezembro de 1999, na ocasião da visita pastoral de Dom Moacyr, foi dada a benção e foram inauguradas mais 05 amplas salas para a Catequese. O prédio foi denominado “Centro de Catequese Pe. Franco Albanesi”, e hoje é ocupado pela Associação de Amigos do bairro Agenor Martins de Carvalho. Situado à Rua Esther Sales (antiga Rua 09).

 06 – Capela Sagrada Família de Nazaré

Em 26 de dezembro de 1999, festa da Sagrada Família, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo inaugurou mais uma comunidade. No mesmo dia foi celebrada pelo Pe. Franco Albanesi a 1ª Missa no Centro Comunitário dedicado à Sagrada Família de Nazaré. A nova capela e suas dependências foram inauguradas pelo Pe. Franco Albanesi no dia 13/07/2002. Situada à Rua Ana Caucaia, 6515 – Bairro Lagoinha (antigo Parque Ceará).

07 – Centro Pastoral João Paulo II

No dia 18 de fevereiro de 2001 foi inaugurado prédio chamado de “Centro Pastoral João Paulo II” com um pavimento superior. A Comunidade utiliza 06 salas para a Catequese e um amplo salão que é utilizado para outras atividades Pastorais. Situado na esquina da Av. Amazonas, número 3988, com a Rua Esther Sales (antiga Rua 09).

08 – Centro Comunitário Dom Helder Câmara (Capela São José)

Em 2001 foi construído o Centro Comunitário Dom Helder Câmara, inaugurado dia 15 de julho de 2001 com uma missa celebrada pelo Pe. Franco Albanesi. Situada à Rua Jequié, 6980 – Bairro Cuniã.

09 – Centro Social Madre Tereza de Calcutá

Foram adquiridos seis terrenos para as futuras instalações de um Centro Social que se chamou Madre Tereza de Calcutá. Foi inaugurado pelo Padre Franco Albanesi no dia 12 de outubro de 2001. Nele é desenvolvido um trabalho pastoral e social acompanhado pelas Irmãs da Sagrada Família de Spoleto e com a colaboração do voluntariado local, nacional e internacional. Situado à Rua Porto Velho, 3544 – Bairro Lagoinha (na denominação Feliz Cidade) em uma ocupação abaixo da Avenida Rio de Janeiro.

  10 – Centro de Formação e Lazer Casa Betânia

Cronologia de sua construção:

– 06/03/2002, foi adquirida pela paróquia uma chácara com 4.600 m2.

-22/07/2002, quatro terrenos de 1450m2.

– 07/01/2003 mais um terreno de 8 x 35 metros e então foi cercada toda a área.

– 15/09/2002 foi inaugurada a casa do caseiro, o poço artesiano, a quadra de esportes e a piscina.

– 09/12/2002 começou a construção da quadra coberta, os banheiros, depósitos, cozinha, churrasqueira.

-03/02/2003 iniciou a fundação dos apartamentos e terminou em 31/03/2003.

– 08/04/2003 construção dos apartamentos.

– Após um longo período de uso, as instalações referenciadas apresentaram grandes problemas em suas estruturas, iniciando uma ampla reforma e revitalização do espaço em Julho de 2019 que deverá se estender para os próximos anos.

Situada à Rua Beira Sul, 7746 – Bairro Três Marias.

11 – Capela Santo Antônio

Inaugurada no dia 05/07/2003.

Situada à Rua Porto Velho, 3544 – Bairro Lagoinha ao lado do Centro Social Madre Tereza de Calcutá.

 12 – Capela Imaculada Conceição

Em meados de 2004, no Bairro Lagoa, situado entre as Ruas Guaporé e Rio de Janeiro, um bom número de famílias passou a ocupar um terreno (tipo matagal).

Situada à Rua Pirarara, s/nº – Bairro Lagoa.

13 – Capela Rainha da Paz

Foi inaugurada no dia 05 de julho de 2003.

Situada à Rua Aparecida, 435 – Bairro Fortaleza.

 14 – Capela São Francisco

Foi inaugurada no dia 22 de julho de 2012

Situada à Rua São Lourenço, s/nº – Bairro Universitário.

PÁROCOS E VIGÁRIOS

Pe. Franco Albanesi,

1º Pároco da Amparo

A criação da paróquia deu-se no dia 31 de julho de 1991 por decisão do então Arcebispo de Porto Velho, Dom José Martins da Silva. Em 5 de fevereiro de 1992, Dom José nomeia o Pe. Franco Albanesi 1º Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e o Pe. José Warken Vigário Paroquial. Pe. Franco tomou posse em 9 de fevereiro de 1992.

Como primeiro pároco, Pe. Franco trabalhou muito para a formação das comunidades e das lideranças, organização pastoral paroquial e construção das estruturas necessárias para o funcionamento da jovem paróquia. Pe. Franco, sacerdote da Arquidiocese de Spoleto-Norcio, Itália, trabalhou quatro décadas na Arquidiocese de Porto Velho, assumindo os  serviços de professor no Seminário Maior João XXIII, pároco da Paroquia Nossa Senhora do Amparo. No dia 29 de julho de 2012, celebrou o seu jubileu de ouro de sacerdócio e, por motivos de saúde, retornou  ao seu país de origem. A comunidade paroquial da Amparo é muito agradeci- da ao Padre Franco pelo seu serviço e dedicação.

Pe. Fabrizio Maniezzio

Foi nomeado 2° Pároco da  Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

Pe. Eduardo Fabiano de Souza

Foi nomeado Pároco em 15 de julho 2007 e permaneceu no oficio até dia 12 de janeiro de 2019.

Pe. Geraldo Siqueira de Almeida

Atual Pároco da Paróquia, nomeado Pároco no dia 21 de dezembro de 2018.

Vigários:

Pe. José Wacken (conhecido por Pe. Zezão)

Pe.  Luigi Runci

Pe.  Rui M . Feitosa 

Pe. Marcelo Moschini Daut

Pe.  Irineu Fracalossi

Pe. Fernando Junio Pinto da Silva

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 Atualmente a Paróquia Nossa Senhora do Amparo é uma Igreja viva que conta com a presença de um Padre Diocesano, duas congregações femininas: Irmãs Missionárias Combonianas e Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus, além de uma grande quantidade de agentes de pastoral, leigos e leigas que assumem a missão de evangelizar e lutam pela transformação social dos mais pobres.

Fonte: Registros da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e relatos de testemunhas oculares dos fatos.

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO

A Arquidiocese de Porto Velho (Archidiœcesis Portus Veteris, em latim ) é uma circunscrição eclesiástica da  Igreja Católica no Brasil. Está localizada no estado de Rondônia. É a Sé Metropolitana da Província Eclesiástica de  Porto Velho. Pertence ao Regional Noroeste Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 14 de outubro de 2015, foi nomeado o novo Arcebispo Metropolitano Dom Roque Paloschi.

A Arquidiocese abrange uma área de 84.696 km², compreendendo os municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã d’Oeste, Machadinho d’Oeste, Monte Negro, Rio Crespo, Vale do Anari e Porto Velho. As 26 Paróquias e 04 Áreas Missionárias (Alto e Baixo Madeira, São João Batista, Vista Alegre do Abunã e N. Sra. Aparecida da Vila DNIT) compreendem mais de 900 comunidades.

Bispos

Dom João Batista Costa, 1946 -1982

Arcebispos

1º  Dom José Martins da Silva, S.D.N 1982-1997

2º Dom Moacyr Grechi O. M. S – 1998-2011

3º Dom Esmeraldo Barreto de Farias – 2011-2015

4º Dom Roque Paloshi -2015 -atual 

Bispo-coadjutor

Dom Antônio Sarto, 1971-1982

Administrador Apostólico

Dom Benedito Araújo-2015

ARCEBISPO METROPOLITANO DE PORTO VELHO

Dom Roque Paloschi

RS;1997-1999 – Exerce as atividades como Missionário da Igreja Gaúcha, Regional Sul 3, no Projeto Igreja Solidária de Moçambique;

2000-2005 – Exerce as atividades como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz em Pinheiro Machado-RS;

18/05/2005 – É nomeado Bispo de Roraima.

17/07/2005 – É ordenado Bispo, em Boa Vista-RR;

17/07/2005 – Inicia o exercício do Ministério Episcopal em Roraima;

14/10/2015 – É nomeado Arcebispo de Porto Velho – RO, por sua SS. o Papa Francisco

13/12/2015 – Assume canonicamente a Arquidiocese de Porto Velho – RO.