PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO AMPARO
40 EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS NA VIDA COTIDIANA EM VISTA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL E HUMANO.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ORAÇÃO DIÁRIA
A quaresma é um período de penitência e meditação, por meio da prática do Jejum, da Esmola e da Oração, preparando-nos para a Páscoa do Senhor. Veja abaixo algumas dicas para viver melhor esse tempo de entrega, amor a Deus e ao próximo.
A – Procure um lugar reservado que lhe proporcione silêncio para o diálogo com Deus
B- Tenha a Bíblia e um crucifixo em mãos.
C – Faça-o de preferência na oração da manhã, a fim de cumpri-lo ao longo do dia.
1º Passo- Colocar-se na presença de Deus: Faça o sinal da cruz. Faça sua oração. É muito importante que você formule a oração com suas próprias palavras.
2º Passo-Encontro com a Palavra de Deus:
• Leia com atenção (por duas vezes) o seguinte texto bíblico: Dt 7,6b.8-9
O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido, porque o senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam observam seus mandamentos.
• Meditar a Palavra de Deus: O que a Palavra fala a você pessoalmente?
Demorar-se um pouco na meditação do texto bíblico, permitindo que a Palavra de Deus ecoe no íntimo de seu ser.
3º Passo – Crie um propósito: Transforme sua oração em prática. Para ajudar escolher e viver o compromisso como sinal de conversão segue um pensamento do texto básico da Campanha da Fraternidade 2021:
“A cultura da indiferença e da falta de empatia também pode gerar sofrimentos(…) Como vimos, as mortes provocadas pela pandemia não contribuíram para que repensássemos nossas relações(…) Mesmo com tudo isso, parte da sociedade seguiu manifestando seu racismo, seu ódio e seu egoísmo” (TB CFE 2021, n.33-35).
Sugestão de compromisso: Não desperdiçarei alimentos, procurarei maneiras de reaproveitar cascas, talos e folhas e restos de alimentos em outras receitas.
Obs. Se o exercício é feito à noite o propósito é para o dia seguinte, se o exercício é feito pela manhã, então o propósito é para o mesmo dia.
4º Passo – Fazer um Colóquio com Deus: Após a meditação, escolha do compromisso, fale a Deus o que você está sentido. Não tenha receio de manifestar a Deus os verdadeiros sentimentos e pensamentos que o presente exercício espiritual suscitou em você.
5º Passo – Rezar: Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai e Sinal da Cruz.
6º Passo- Cumprir o propósito estabelecido.