30/09 Notícias da Paróquia 1º DIA DO TRÍDUO PELO PLANO DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE

NOVOS TEMPOS, NOVOS CAMINHOS

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7)

1. REFRÃO MEDITATIVO
Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.

2. ACOLHIDA
ANIM.: Aqui estamos nós, reunidos em família, em nossa casa, a Igreja doméstica.
Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

ANIM.: Iniciamos hoje o Tríduo de Oração para nos unir como Igreja Arquidiocesana que constrói, em conjunto, o Novo Plano de Pastoral (2021-2024) a qual pertencemos – neste tempo de pandemia que nos impede de estarmos juntos, em nossa Comunidade, como diz o Tema de hoje: “Novos tempos, novos caminhos” e o Lema: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7)

3. SÚPLICA AO ESPÍRITO SANTO
Todos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

4. RECORDAÇÃO DA VIDA
ANIM.: Vamos recordar aqui o que temos vivenciado nesses dias, fatos alegres, realidades tristes, pessoas que gostaríamos que estivessem conosco ou que pediram/precisam das nossas orações.

(Tempo para partilha)

ANIM.: Duas realidades que precisamos trazer à nossa oração são: primeira, neste mês abrimos oficialmente o processo de construção do Novo Plano de Pastoral, que passará pela Assembleia de Pastoral Arquidiocesana (APA), em julho de 2021 e será finalizado daqui um ano; segunda, nossa Arquidiocese caminha para o seu Centenário – diante disto é preciso festejar tanta história neste chão amazônico.

5. SALMO 51 (50) 3. 12-21

ANIM.: Reconheçamos que somos pecadores e peçamos a Deus que crie em nós um coração novo e nos dê a graça da santidade.

Tende piedade, ó Deus, conforme a tua misericórdia!
Por tua infinita compaixão, apaga a minha culpa!

Ó Deus, criai em mim um coração que seja puro, confirma em meu interior um espírito novo.
Não me afastes para longe do teu rosto, não retires de mim o vosso Santo Espírito.

Devolve-me o júbilo da tua salvação,
e um espírito generoso me mantenha firme.
Ensinarei os teus caminhos aos culpados e para ti se voltarão os pecadores.

Livra-me do sangue, ó Deus, ó Deus meu salvador,
e minha língua celebrará a tua justiça. Abre-me os lábios, Senhor,
e minha boca anunciará vosso louvor.

Faze o bem a Sião, por tua bondade; reconstrói as muralhas de Jerusalém.

Então sentirás prazer nos sacrifícios de justiça, nos holocaustos e ofertas totais.
E assim se ofertarão novilhos em teu altar.

7. ACOLHIDA DA PALAVRA
A vossa Palavra, Senhor (Frei Luiz Turra)

A vossa Palavra, Senhor é sinal de interesse por nós. (bis)
1. Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor.
2. É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.

8. A PALAVRA DE DEUS
ANIM.: A Igreja de Éfeso pede a conversão, que volte a perseverar, apesar dos desafios, e nós:
• Somos firmes em nossa Fé?
• Perseverantes em nossa caminhada na Igreja?
• Quais desafios precisamos superar?

ANIM.: Irmãos e irmãs, ofereçamos a vida de cada um de nós, junto à caminhada de nossa Comunidade e da Igreja toda, afirmando ao Senhor da Vida: Oferecerei!

L1: A terra e o trabalho:

L1: As lutas dos pobres:
Todos: Oferecerei!

L1: As sementes de vida lançadas nesta Arquidiocese:
Todos: Oferecerei!

L1: Nossas lutas e vitórias, principalmente deste tempo de Pandemia:
Todos: Oferecerei!

L1: Nossa fé e esperança:
Todos: Oferecerei!

L1: O cansaço e a alegria:
Todos: Oferecerei!

L1: Nossas comunidades que querem servir e amar:
Todos: Oferecerei!

L1: Nossa conversão e perseverança:

9. PAI NOSSO
Todos: Pai Nosso que estás nos céus…

10. ORAÇÃO PELA CONSTRUÇÃO SINODAL DO NOVO PLANO DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO
Todos: Ó Trindade Santa, fonte de toda graça, a quem elevamos nossos louvores. Ilumina teu povo que está na Arquidiocese de Porto Velho. Abre nossas mentes e corações para acolhermos o que “teu Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7). Ajude-nos a caminhar juntos no discernimento e na elaboração do Novo Plano de Pastoral Arquidiocesano. Alicerçadas na Boa Nova de Cristo, nossas comunidades sejam: Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária, onde todos se sintam acolhidos, respeitados e amados na sua dignidade humana. Concede-nos, ó Pai, unidos à Virgem Maria, Auxiliadora dos cristãos, ardor profético, na opção preferencial pelos pobres, valorizando as pequenas comunidades e acolhendo a vossa vontade diante dos desafios de nosso tempo. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM!

11. BENÇÃO:
ANIM.: O Deus que enviou seu Filho ao mundo para revelar seu imenso amor de Pai e salvar a humanidade, nos abençoe agora e sempre:
Todos: Pai, Filho e Espírito Santo. AMÉM

ANIM.: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Para sempre seja louvado! CANTO: Imaculada, Maria de Deus….