30/09 Notícias da Paróquia 2º DIA DO TRÍDUO PELO PLANO DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE

COMUNIDADE: CASA DA PALAVRA, DO PÃO, DA CARIDADE E DA AÇÃO MISSIONÁRIA

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7)

1. REFRÃO MEDITATIVO
Indo e vindo, trevas e luz,
tudo é graça, Deus nos conduz.

2. ACOLHIDA
ANIM.: Ó Deus, fonte de toda a sabedoria, conduze-nos unidos na elaboração de nosso Plano de Pastoral Arquidiocesano (2021–2024). Que Tua Luz esteja presente em nossos trabalhos, para que possamos chegar ao final dessa construção em conjunto com mais clareza sobre os rumos a seguir e com decisões acertadas, de acordo com o Teu projeto e a nossa missão de ‘ouvir o que o Espírito diz à Igreja’ nesses novos tempos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

3. SÚPLICA AO ESPÍRITO SANTO
Todos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

4. RECORDAÇÃO DA VIDA
ANIM.: “A Igreja é o povo das bem-aventuranças, a casa dos pobres, dos aflitos, dos excluídos e dos perseguidos, e de quantos têm fome e sede de justiça”. Afirma o Papa Francisco. Vamos recordar aqui exemplos concretos de nossa Comunidade.

(Tempo para partilha)

ANIM.: Duas realidades que precisamos trazer à nossa oração são: primeira, neste mês abrimos oficialmente o processo de construção do Novo Plano de Pastoral, que passará pela Assembleia de Pastoral Arquidiocesana (APA), em julho de 2021 e será finalizado daqui um ano; segunda, nossa Arquidiocese caminha para o seu Centenário – diante disto é preciso festejar tanta história neste chão amazônico.

5. SALMO 147 (146) 1.7-20
ANIM.: O povo de Deus louva ao Senhor com alegria.

Aleluia!
Louvem a Javé, pois é bom cantar.
O nosso Deus merece harmonioso louvor.

Entoem o agradecimento a Javé, cantem ao nosso Deus com a harpa.

Ele cobre o céu com nuvens preparando a chuva para a terra. Faz brotar ervas sobre os montes e plantas úteis ao homem.
Fornece alimento para o rebanho,
e aos filhotes do corvo que grasnam.

Ele não se compras com o vigor do cavalo, nem aprecia os músculos do homem.
Javé aprecia aqueles que o temem, aqueles que esperam no seu amor.

Glorifique a Javé, Jerusalém, louve o seu Deus, ó Sião.
Ele reforçou as trancas de suas portas. Abençoou os filhos de você em seu seio. Colocou a paz em suas fronteiras, saciou você com a flor do trigo.

Ele envia suas ordens à terra,
e sua Palavra corre velozmente. Faz cair a neve como lã,
e espalha a geada como cinza.

Ele atira seu gelo em migalhas e congela as águas com o frio.
Ele envia sua Palavra e as derrete, sopra o vento e as águas correm.

Ele anuncia sua Palavra a Jacó, seus estatutos e normas a Israel.
Com nação nenhuma agiu desse modo, E nenhum conheceu as normas dele.
Aleluia!

6. ACOLHIDA DA PALAVRA
Canto: A nós descei, Divina Luz

A nós descei, Divina Luz
/:A nós descei, Divina Luz:/ (bis)
/:Em nossas almas acendei
O amor, o amor de Jesus:/ (bis)

Divino Espírito descei
Os corações vinde inflamar
/:E as nossas almas preparar
Para o que Deus nos quer falar:/ (bis)

7. A PALAVRA DE DEUS

ANIM.: Aqui é retratado o primeiro modelo de Comunidade (Comunidade: Casa da Palavra; Casa do Pão; Casa da Caridade; Casa da Ação Missionária).
• Em que se assemelha à nossa comunidade?
• Quais qualidades narradas são urgências nossas?
• O que eu, como membro ativo da comunidade, posso assumir?

(Preces espontâneas)

8. PAI NOSSO
Todos: Pai Nosso que estás nos céus…

9. ORAÇÃO PELA CONSTRUÇÃO SINODAL DO NOVO PLANO DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO
Todos: Ó Trindade Santa, fonte de toda graça, a quem elevamos nossos louvores. Ilumina teu povo que está na Arquidiocese de Porto Velho. Abre nossas mentes e corações para acolhermos o que “teu Espírito diz às

Igrejas” (Ap 2,7). Ajude-nos a caminhar juntos no discernimento e na elaboração do Novo Plano de Pastoral Arquidiocesano. Alicerçadas na Boa Nova de Cristo, nossas comunidades sejam: Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária, onde todos se sintam acolhidos, respeitados e amados na sua dignidade humana. Concede-nos, ó Pai, unidos à Virgem Maria, Auxiliadora dos cristãos, ardor profético, na opção preferencial pelos pobres, valorizando as pequenas comunidades e acolhendo a vossa vontade diante dos desafios de nosso tempo. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM!

10. BÊNÇÃO
ANIM.: Ó nosso Deus, por Jesus Cristo, teu Filho e no Espírito Santo, fonte de misericórdia, nos chamaste para viver em Comunidade e sermos autêntico sinal da vida nova trazida por Jesus, seja força para nós, agora e sempre. Todos: Amém!

ANIM.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Todos: Amém!

ANIM.: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Para sempre seja louvado!