30/09 Notícias da Paróquia 3º DIA DO TRÍDUO PELO PLANO DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE

A IGREJA ARQUIDIOCESANA FAZENDO CAMINHADA EM CONJUNTO (SINODALIDADE)
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7)

1. REFRÃO MEDITATIVO
Ó luz do Senhor que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em nós.
Ó luz do Senhor que vem sobrea terra vem nos visitar com o seu resplendor.

2. ACOLHIDA
ANIM.: Bem-vindas e bem-vindos! Nossa celebração de hoje é a memória dos desafios e esperanças de caminharmos em conjunto (Sinodalidade) durante este tempo de construção do Novo Plano de Pastoral (2021- 2024). Sintamo-nos acolhidos (as) e motivados (as) para “edificarmos esta casa”, que será um momento muito festivo, apesar dessa pandemia que tem nos impedido de encontros presenciais. Que este Tríduo, favoreça a comunhão desta Igreja Arquidiocesana neste processo que segue.

3. SÚPLICA AO ESPÍRITO SANTO
Todos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM

4. RECORDAÇÃO DA VIDA
ANIM.: Meus irmãos e minhas irmãs, nossa caminhada com Jesus, neste percurso em preparação da Assembleia Arquidiocesana 2021, na qual queremos aprovar nosso Plano de Pastoral Arquidiocesano (2021-2024), que estamos construindo de modo sinodal, mesmo que através dos meios de comunicação. Somos capazes de nos refazermos, pois somos feitos ‘à imagem e semelhança’. Sintamo-nos unidos (as) a todo o Povo de Deus dessa Arquidiocese. Muitas são as Famílias que pedem nossas orações, lembremos delas, fazendo memória fatos, situações ou pessoas.

(Tempo para partilha)

ANIM.: Outra realidade que precisamos trazer à nossa oração é que nossa Arquidiocese caminha para o seu Centenário; quantas vidas foram doadas neste chão amazônico, quantos missionários leigos, religiosos ou padres dedicaram suas vidas nesta Igreja Local.

5. SALMO 119 (118), 1-11.105
ANIM.: A Palavra de Deus ilumina o caminho do homem.

Felizes os íntegros em seu caminho,
os que andam conforme a vontade de Javé. Felizes os que guardam os seus testemunhos, procurando-o de todo o coração,
aqueles que andam no caminho dele, sem praticar injustiça!

Tu promulgaste os teus preceitos para serem observados à risca.
Que os meus caminhos sejam firmes, para que eu observe os teus estatutos.

Então eu não sentirei vergonha,
ao considerar os teus mandamentos todos. Eu te celebrarei de coração reto, aprendendo tuas justas normas.
Vou observar os teus estatutos, não me abandones nunca.

Como um jovem pode conservar puro o seu caminho? Observando a tua Palavra.
Eu te busco de todo o coração,
não me deixes afastar dos teus mandamentos. Conservei tuas promessas no meu coração, Para não pecar contra ti.

6. ACOLHIDA DA PALAVRA
Canto: Tua palavra é lâmpada para os meus pés

Tua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor (bis). Lâmpada para os meus pés, Senhor; luz para o meu caminho (bis).
[Pode-se pensar em uma entrada da Palavra com outro cântico mais apropriado]

12. A PALAVRA DE DEUS
ANIM.: Olhando para o tema e o lema de hoje façamos a retomada do texto bíblico (ou do Salmo) destacando aquilo que “salta aos olhos”

Silêncio, Meditação e Partilha.

• O que mais nos falta para a Sinodalidade:
 Na família?
 Na comunidade?
 Nas ações sociais humanizantes?

Todos: ouvi-nos!

Todos: atendei-nos!

Todos: fazei-nos perseverantes!

L1: Jesus manso e humilde de coração:
Todos: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

L1: João escreve às sete Igrejas da Ásia, onde estava exilado. Hoje diz a todos nós (Igreja), neste tempo e nesta região amazônica, fazendo uma recomendação:
Todos: “Quem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas tem” (Ap 2,7).

(Preces espontâneas)

9. PAI NOSSO
Todos: Pai Nosso que estás nos céus…

10. ORAÇÃO PELA CONSTRUÇÃO SINODAL DO NOVO PLANO DE PASTORAL DA ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO
Todos: Ó Trindade Santa, fonte de toda graça, a quem elevamos nossos louvores. Ilumina teu povo que está na Arquidiocese de Porto Velho. Abre nossas mentes e corações para acolhermos o que “teu Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7). Ajude-nos a caminhar juntos no discernimento e na elaboração do Novo Plano de Pastoral Arquidiocesano. Alicerçadas na Boa Nova de Cristo, nossas comunidades sejam: Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária, onde todos se sintam acolhidos, respeitados e amados na sua dignidade humana. Concede-nos, ó Pai, unidos à Virgem Maria, Auxiliadora dos cristãos, ardor profético, na opção preferencial pelos pobres, valorizando as pequenas comunidades e acolhendo a vossa vontade diante dos desafios de nosso tempo. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM!

11. BÊNÇÃO
ANIM.: Concluindo este nosso Tríduo, às vésperas de uma data tão importante para nós, na qual comemoramos dia de um grande santo, São Francisco de Assis, que neste momento nos fala muito. Foi um grande defensor da natureza e hoje nos inspira a sermos Igreja nessa querida Amazônia.

ANIM.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Todos: Amém!

ANIM.: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Para sempre seja louvado! Canto: Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz Onde houver ódio, que eu leve o amor Onde houver ofensa, que eu leve o perdão Onde houver discórdia, que eu leve a união Onde houver dúvida, que eu leve a fé Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz Ó mestre, fazei que eu procure mais Consolar que ser consolado Compreender que ser compreendido Amar que ser amado