23/12 8º dia da Novena de Natal

Já estamos no nosso oitavo encontro da Novena de Natal, na qual queremos aprender a orar com o Presépio.

O tema que vai guiar nossa reflexão de hoje é: Orar é buscar o Mistério.

A oração é sempre movida por uma busca. Como já dizia o salmista: “Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42,3). Orar é buscar saciar essa nossa sede do Mistério. O Mistério não é um enigma indecifrável, mas uma presença profunda que nunca se esgota (cf. Livrinho Novena de Natal Arquidiocese de Porto Velho, p.23).

No Presépio, encontramos alguns personagens que nos mostram esta busca, são os Magos do Oriente. Tendo observado a estrela, aqueles sábios e ricos senhores do Oriente puseram-se a caminho, rumo a Belém, para conhecer Jesus e oferecer-lhe de presente ouro, incenso e Mirra. À vista do Menino Rei, invade-os uma grande alegria. Não se deixam escandalizar pela pobreza do ambiente; não hesitam em pôr-se de joelhos e adorá-lo. Diante dele, compreendem que Deus, que rege com saberana sabedoria o curso dos astros, também guia o curso da história, derrubando os poderosos e exaltando os humildes (cf. Admirabile Signum, n.9).

Reze conosco