25/10 Cultura Vocacional é uma Graça que a pessoa recebe e cultiva

Por Padre Geraldo Siqueira de Almeida

Um dos Compromisso assumidos por nossa Arquidiocese no novo Plano de Pastoral é com a cultura vocacional e com os jovens.

O documento em questão convida a “Investir na ação evangelizadora com as Juventudes, como prioridade pastoral, de forma a contemplar sua formação integral, espiritualidade, articulação e missão; bem como capacitar assessores para acompanhamento das diversas expressões juvenis existentes na Igreja.” (PPA Nº 116) . Ademais, para o fortalecimento de uma Cultura vocacional precisa de: “Acolher, promover e fortalecer o Serviço de Animação Vocacional (SAV) em todas as paróquias da Arquidiocese para suscitar nas comunidades eclesiais missionárias a cultura vocacional, valorizando a vida laical, consagrada e sacerdotal, como opção para os jovens da Amazônia.” (PPA Nº 118)

Mas afinal, o que é Cultura Vocacional? A cultura vocacional é uma graça que a pessoa humana recebe e cultiva a fim de desenvolver os valores vocacionais, isto é, a consciência do chamado de Deus para seguir Jesus Cristo na vida da sociedade, construindo uma mentalidade evangélica e na vida da família e da comunidade eclesial. Disso, resulta uma abertura do coração de cada pessoa para escutar os apelos e a missão que vem de Jesus, o Bom Pastor.

Para refletir:

Você já pode dizer que a cultura vocacional está bem presente em sua vida, em sua família e na vida de sua comunidade? Que sinais disso você poderia citar como exemplo?