17/04 Agentes de Pastorais da Comunicação recebem formação em Porto Velho

No último fim de semana, a Arquidiocese de Porto Velho, através da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana (PASCOM) realizou Formação para agentes da Comunicação. O evento, que aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP), foi direcionado aos agentes de comunicação das paróquias e teve como tema central “A Comunicação na Construção da Comunidade de Fé”.

A Arquidiocese está dedicando esforços ao fortalecimento de sua comunicação interna e externa, com ênfase na sua Pastoral. A abordagem da Pascom vai além da mera transmissão de informações; ela busca estabelecer conexões entre a igreja e a sociedade. Nesse sentido, a formação tem como objetivo capacitar os membros para o uso eficaz de diversas ferramentas de comunicação, desde mídias sociais até produção audiovisual, e alinhar os agentes da Pascom com as comemorações do Centenário da Igreja Particular de Porto Velho, que já está acontecendo desde 2022.

Durante a formação, enfatizou-se a importância da comunicação transparente e autêntica, capaz de tocar os corações das pessoas e incentivá-las a viver conforme os princípios cristãos. Também foi ressaltado o papel fundamental que a pastoral desempenha na construção de uma comunidade coesa e unida.

Seis representantes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da paróquia de Nossa Senhora do Amparo participaram da formação; um momento bem especial que serviu para aprendizado e troca de experiência com pasconeiros de outras comunidades. “Foi um momento bem especial de aprendizado, partilha e troca de experiências, onde pudemos trazer um pouco do nosso conhecimento de quem já atua no meio de comunicação como profissional, e também de ouvir as experiências e anseios dos agentes da comunicação que já participam das Pascons e os novos que chegam para ajudar a semear o amar de Deus, através das experiências nas suas comunidades”, partilha Ray Lavareda, que também palestrou sobre a importância do Rádio para a Evangelização.

O pároco da comunidade, Padre Geraldo Siqueira, também esteve presente no encontro, compartilhando as ações que marcam o Centenário da Igreja Particular de Porto Velho. Ele destacou a importância da PASCOM em divulgar as iniciativas da igreja em benefício da comunidade, tanto em termos sociais quanto espirituais. Padre Geraldo também presidiu a Missa de encerramento da formação, reforçando a importância desse momento para a comunidade paroquial.

Os participantes também destacaram a relevância de aprender a comunicar de forma eficaz, especialmente em um contexto cada vez mais digital e interconectado. Todos ficaram entusiasmados com a oportunidade de contribuir ativamente para a missão da igreja por meio da comunicação.

“Para mim, foi fundamental, o entendimento para o aprimorar a comunicação e a importância do aprendizado sobre LGPD (direito de imagem)”, pois eu não sabia do uso incorreto da imagem alheia”, destacou Maria Madalena da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Machadinho D’Oeste/RO.

“Uma formação fundamental para aprimorar, o nosso conhecimento e prestarmos um serviço de qualidade na comunidade”, ressalta Letícia Beilla, do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida de Porto Velho.

O encontro encerrou com um momento bem especial, ao som de “Sou pasconeiro”, composição de Ray Lavareda, paródia da toada “Alegria de Dançar”, do Canto da Mata, composição de Alceo Anselmo.

Com a colaboração dos pasconeiros: Ana Julia, Ozeias Oliveira e Yasmin Lopes