05/03 Notícias da Paróquia Amparo encerra formação para catequistas

Neste domingo (05/03), a paróquia de nossa Senhora do Amparo encerrou a formação para catequistas novos, atuantes e lideranças. Durante o período formativo que durou quatro semanas, começando em Fevereiroencerrando neste domingo, com uma pausa na semana do carnaval, trouxe para reflexão, os seguintes temas:

1 – Perfil, missão e vivência do catequista na comunidade/

2 – Etapas e orientações quanto à celebração dos sacramentos da IVC;

3 – Celebração dos Ritos.

Este último encontro começou com a Missa de envio, presidida pelo pároco, padre Geraldo Siqueira; um momento bem significativo para todos. Antes da renovação das promessas e da bênção de envio, padre Geraldo fez questão de ressaltar o compromisso e a importância da missão de cada catequista.

Depois da celebração, o grupo seguiu no salão paroquial para as orientações gerais, já que a partir do próximo final de semana, sábado e domingo, começa a catequese para crianças e adolescentes. A catequese para os adultos, só em abril.

Para Rafael, coordenador da catequese paroquial, essa formação foi pensada, por conta da mudança da nova implementação da Iniciação a Vida Cristã (IVC).

“Essa formação é importante para gente trazer esse conhecimento, essa vivência, para os catequistas entenderem a importância e como funciona esse método; e também trazer a atualização de método. E nesses moldes da IVC é importante que a liturgia caminhe junto com a catequese. Elas precisam andar de mão dadas, sempre, pois, a vivência dos catequisandos na catequese vai depender dessa ação da liturgia, porque é na celebração eucarística que essa experiência com Cristo vai acontecer dentro dos nosso catequisandos e permitir que eles sejam verdadeiros cristãos”, enfatiza Rafael.

Segundo o coordenador: “A formação vai continuar durante todo o ano, com encontros mensais para manter essa atualização viva. O que vai permitir que os catequistas levem a melhor educação de fé possível, aos catequisandos, que são o futuro da nossa Igreja”, finaliza.