24/05 Notícias da Paróquia Arquiciocese de PVH/RO recebe presidência da CEAMA
Compartilhar

Na noite dessa terça-feira (23), a Arquidiocese de Porto Velho recebeu a presidência da CEAMA (Conferência Eclesial da Amazônia), dentre eles o presidente cardeal-arcebispo de Huancayo no Peru dom Pedro Barreto, e o vice-presidente cardeal-arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, para um momento de partilha, com os religiosos, religiosas, padres, diáconos, freiras, missionários, missionárias e membros das pastorais da nossa Arquidiocese.

Foi um momento muito rico, onde os convidados puderam conhecer um pouco da história da caminhada da Igreja centenária particular de Porto Velho, das ações realizadas pelas diversas pastorais da Arquidiocese e seus desafios para colocá-las em prática no dia dia, bem como ouvir e conhecer as ações da CEAMA em preparação da Assembleia Eclesial.

Dom Roque Paloschi, Arcebeispo de Porto Velho ressalta a importância do encontro, um momento de esperanças e certezas que não estamos caminhando sozinhos.

“Evidentemente que os caminhos estão sendo construídos; mas estão sendo construídos não de cima para baixo mas de baixo para cima, aonde vamos juntos entendendo os mistérios de Deus, os gritos de Deus da Amazônia. Louvamos e bendizemos a disponibilidade de toda a diretoria que veio estar conosco, na pessoa do presidente, Cardeal Pedro Barreto do Peru e do vice-presidente Leonardo Stainer, Arcebispo-cardeal de Manaus. Foi muito bonito, avalio com um momento de benção, de alegria, de esperança e de certeza que nós não estamos isolados, caminhamos nas estradas de Jesus”.

Nas suas breves palavras, dom Leonardo Stainer começa enaltecendo o trabalho que vem sendo realizado pela arquidiocese de Porto Velho, especialmente, a ação feita por dom Roque em prol dos povos indígenas. O cardeal enfatiza que a Conferência Eclesial da Amazônia foi uma iniciativa do Papa Francisco desejando que o dinamicidade do Sínodo para a Amazônia desse continuidade e assim fortalecer ainda mais a unidade da igreja, especialmente na Amazônia.

“Veja o significado que isso tem. Quer dizer o povo de Deus que está presente pensando como ser uma presença maior, como ser uma Igreja Cristalina, como uma igreja que está junto aos pobres, como uma igreja que acolhe as diferentes culturas, como uma igreja que deseja evangelizar a realidade como um todo; especialmente a CEAMA deseja, através da Assembleia que acontecerá no mês de agosto, que haja, realmente, um Rosto da Amazônico da Igreja, mas que se leve em consideração todo o ambiente, um ambiente integral”.

Para Dom Pedro Barreto “a concretização da CEAMA, que é uma experiência inédita, mostra o valor que a Amazônia e o seu povo tem para a Igreja. E com essa experiência a Igreja mostra que quer assumir a responsabilidade do cuidado com a Casa Comum, e convida todos a se juntarem nessa ação.

A presidência de CEAMA ficará em Porto Velho até quinta-feira (25), onde prepara a primeira Assembleia Eclesial que vai acontecer no mês de agosto, em Manaus.