01/04 Centenas de fieis participam da Vigilia Pascal

Uma celebração pra ficar marcada na lembrança de centenas de fiéis que participaram nesse sábado Santo (30), da Vigília Pascal na Comunidade de Nossa Senhora do Amparo. Foi um momento único, que para acomodar todo mundo, a celebração foi realizada na quadra esportiva da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada a poucos metros da igreja dedicada à santa.

A celebração teve início na igreja com o ritual do fogo novo, no qual o sacerdote abençoou uma pequena fogueira, onde o Círio Pascal foi aceso, simbolizando a luz de Cristo Ressuscitado. Durante esse momento, todas as luzes estavam apagadas, o altar estava simples, e o sacrário estava vazio e aberto.

Em seguida, o sacerdote preparou o Círio Pascal, traçando uma cruz com uma punção e marcando as letras Alfa e Ômega, representando Jesus como a Luz, o Princípio e o Fim de tudo, Senhor do tempo e da história. Entre os braços da cruz, foram marcadas as cifras do ano em curso. O Círio foi então, aceso e apresentado ao povo, pelo diácono permanente Raimundo Nonato, com a aclamação “Eis a Luz de Cristo”, seguida pela resposta “Demos graças a Deus”, repetida três vezes. Em procissão, o Círio foi levado ao local da celebração, acompanhado pelos catecúmenos, crismandos, sacerdotes e ministros.

A celebração prosseguiu com a liturgia da palavra, um momento especial com oito leituras e salmos que recordam a jornada do povo de Israel aguardando o Messias e apresentaram Jesus como o verdadeiro Salvador.

Um momento significativo da celebração foi a iniciação cristã de vários jovens e adultos, com 20 batizados, 50 primeiras comunhões e 65 crismas.

Para encerrar a Vigília, ao som do canto “Com minha mãe estarei”, uma mãe da comunidade homenageou Nossa Senhora das Dores com um ramo de flores, demonstrando o afeto do povo por sua mãe espiritual.

A celebração foi presidida pelo padre Geraldo Siqueira e concelebrada pelo padre José Geraldo de Gouveia da diocese de Garatinga/MG, ele que estava em missão aqui na Arquidiocese, ajudando na preparação dos agentes de pastorais para o Congresso Eucarístico.

O momento também serviu para a despedida do sacerdote, que na terça-feira, volta para sua diocese. Padre Gouveia agradeceu a recepção e o carinho com que foi recebido na comunidade.

A seguir, fotos de alguns momentos da celebração