05/08 Dom Roque Paloschi convida os agentes de pastoral ao reavivamento das Capelinhas Missionárias e à sua multiplicação.

Aos Párocos, Padres, Religiosos (as)
Coordenadores Arquidiocesano e Paroquiais de Pastoral, Serviço e Ministério.
Na Arquidiocese de Porto Velho, muitos cristãos leigos (as) religiosas e religiosos padres, vêm assumindo com grande alegria e responsabilidade o trabalho de evangelização formando, animando e coordenando nossa Ação Missionária. Damos graças a Deus porque estão ouvindo o seu chamado e respondendo sim à missão com alegria, mesmo em meio os inúmeros desafios da atualidade.
Em nossa arquidiocese, alguns jovens têm manifestado o desejo de ingressar no Seminário. São tocados pelo chamado de Deus. Eo nosso bom Deustem concedido a graça da perseverança a vários deles: são jovens nascidos em Rondônia e outros que vieram com seus familiares para viver e trabalhar nessa região.
Recentemente tivemos a graça de vivenciar várias ordenações sacerdotais nas Dioceses de Porto Velho, Humaitá e Guajará Mirim, frutos da oração, da contribuição financeira e do trabalho dos formadores, professores e tantas outras pessoas.
Todavia, salta aos olhos a necessidade de se criar em nossa Arquidiocese uma Cultura Vocacional. Esse objetivo será alcançado com o esforço e oração dos agentes locais. Uma das propostas para esse mutirão vocacional é o reavivamento das Capelinhas Missionárias e o surgimento de novas.
Convido a todos, homens e mulheres de boa vontade para se empenharem, rezando e articulando meios para fortalecer a dimensão vocacional em nossa Igreja, sempre confiando na misericórdia de Deus e se colocando a caminho, a exemplo da Virgem de Nazaré que,às pressas, levou o Cristo à sua prima santa Isabel. Que o Bom Deus abençoe a todos.
Dom Roque Paloschi
Bispo da Igreja de Porto Velho.

Colabore com a próxima edição, envie fotos, testemunhos, comentários, sugestões de temas.
Casa Vocacional Dom Helder Câmara – Rua Angelin,301, Jardim Eldorado.
E-mail: casavocacionalarquipvh@gmail.com

Matéria 02
EDITORIAL
Motivados pelas palavras do Papa Francisco quandonos exorta para que “não deixemos que roubem nosso entusiasmo missionário” (EG 80) e tambémnos chama a atenção para sermos uma Igreja “em saída”, reconheçamos com gratidão e humildade os passos que temos dado nestes últimos tempos em nossa Igreja Local com tantas experiências missionárias. Acreditamos que é hora de reanimar nossos grupos de Capelinhas Missionárias e criar novas, retomar as romarias que já realizamos e tanto bemnos fizeram. Essas experiências missionárias têm facilitado o aumento de jovens despertados para uma reflexão mais séria sobre as diversas vocações e, de modo especial, refletido sobre o desejo de “ser um sacerdote diocesano”. Tudo é graça de Deus! Vale a pena meu irmão e minha irmã, organizar o seu grupo deCapelinha Missionária.Os desafios que encontraremos(poeira, lama, insegurança da cidade grande, a falta de apoio e outros) fazem parte da missão e devem nos alegrar por estarmos vivendo o evangelho na busca de evangelizar através das Capelinhas Missionárias, formando uma cultura vocacional na Arquidiocese. Continuemos firmes na missão que Deus nos confiou.
Nas páginas aqui contidas, querido (a) colaborador (a), encontram-se reflexões, testemunhos, e o roteiro de oração em família referente aos meses de setembro e outubro de 2021.
Meus votos são pela perseverança na missão que Deus nos confiou e pela saúde e paz em todas as famílias e que a constante proteção de Maria, nossa Mãe, continue nos acompanhando!
Pe. Geraldo Siqueira de Almeida
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e colaborador com a formação.(Etapa propedêutico)