07/08 É O AMOR PELA OBRA DE DEUS QUE NOS CONDUZ A REZAR INCESSANTEMENTE PELAS VOCAÇÕES!

A Casa Vocacional Dom Helder Câmara (Seminário Menor), o Propedêutico e o Seminário Maior São João XXIII pertencem à Arquidiocese de Porto Velho e estão sob a orientação do Arcebispo Metropolitano. Na Casa Vocacional os jovens adolescentes estando ainda cursando o ensino médio, fazem a experiência de darem os primeiros passos em seu itinerário vocacional, se ambientando na estrutura do seminário, buscando aprofundar, a partir do convívio, seu discernimento vocacional. O Propedêutico é a etapa pela qual o candidato realiza uma preparação com mais clareza para ingressar no Seminário Maior.Nesse período é exigido do jovem um discernimento mais aprofundado na direção ao ministério ordenado. Essas duas etapas são vivenciadas como formação inicial do candidato. No Seminário Maior, é o período da formação continuada, na qual os jovens mergulham no seu discernimento vocacional através de duas etapas: discipulado (filosofia), momento em que o jovem através dos estudos filosóficos realiza a experiência de discípulo sempre atento às pegadas do próprio Jesus como mestre. A segunda é a configuração (teologia), onde o jovem mergulhado nos estudos teológicos é chamado a se configurar à pessoa de Jesus Cristo.Nessa etapa se espera do jovem maturidade em seu discernimento vocacional, momento decisivo para o ingresso no ministério ordenado se tornando um missionário presbítero na nossa Igreja de Porto Velho – RO.
Para tanto, viver no Seminário Menor, Propedêutico ou Seminário Maior – significa viver numa escola do Evangelho, significa também viver o seguimento de Cristo como discípulos missionários; significa ainda deixar-se iniciar por Ele no serviço do Pai e dos irmãos, sob a orientação do Espírito Santo; significa principalmente deixar-se configurar a Cristo, Bom Pastor, para um melhor serviço sacerdotal na Igreja e no mundo. Formar-se como missionário sacerdote implica habituar-se a dar uma resposta pessoal à questão fundamental de Cristo: “Tu me amas?”. A resposta, para o futuro missionário sacerdote, não pode ser senão o dom total de sua própria vida. Este esplêndido objetivo deve nortear os vocacionados em todas as etapas do processo de formação.Com a Graça de Deus e oração de tantas pessoas de nossas comunidades, especialmente das famílias de boa vontade, podemos contemplar mais uma conquista em nossa Arquidiocese, ver nossos seminários com boas instalações, e com boa equipe de formadores ajudando no discernimento vocacional de nossos jovens.
Seminário Menor Dom Helder Câmara:
A Casa está localizada na Rua Angelin, 301, Jardim Eldorado. Atualmente a Casa conta com oito jovens sendo cinco da nossa Arquidiocese de Porto Velho e três jovens da Diocese de Humaitá –AM.
Propedêutico:A casa está localizada na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Atualmente a casa conta com um jovem.
Seminário Maior São João XXIII:
A casa está localizada na Rua Pau Ferro 640, Jardim Eldorado. Atualmente a casa conta com doze jovens (05 jovens da Arquidiocese de Porto Velho, 04 jovens da Diocese de Guajará Mirim, 02 jovens da Diocese de Humaitá – AM e 01 jovem da Prelazia de Lábrea- AM).
A Graça de Deus tem chegado aos que o pedem! É o amor pela obra de Deus que nos conduz a rezar incessantemente pelas vocações!
Pe. Edilson Gabriel Nunes
Reitor do Seminário Maior