19/08 Notícias da Paróquia Hoje tem homenagem a Nossa Senhora do Amparo

Hoje, véspera de celebrar a nossa padroeira: Nossa Senhora do Amparo, temos uma programação especial, com três momentos celebrativos:

12h – Santa Missa

15h – Santo Terço

19h – Cântico do Akathistos

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.

Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé.

O hino do Akáthistos não foi tirado de arquivos nem jamais sepultado em bibliotecas: há 15 séculos, o Akáthistos vive no coração de incontáveis gerações, que nele encontram alimento e verdadeira devoção à Virgem. Sem qualquer dúvida é o mais belo hino mariano da Antiguidade e de todas as épocas, um monumento de altíssimo valor, uma obra prima litúrgica de importância eclesial.

Este hino foi projetado com base em dois planos sobrepostos, o da história e o da fé, e em duas perspectivas entrelaçadas e complementares, a cristológica e a eclesial, nas quais se radica e ilumina o mistério de Maria, a Mãe de Deus. Aliás, no pano de fundo desse desígnio de salvação está inscrita a história do homem, de cada homem, chamado a tornar-se transparência e presença divina, como foi e é Maria. A figura de Maria é ao mesmo tempo imagem e plena revelação daquilo que todo homem e toda a Igreja devem se tornar. Fonte: comunidade Shalom

As celebrações acontecem na igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, situada na Av. Amazonas – 4050 – Bairro: Agenor de Carvalho.

E no domingo, 20 de agosto, dia de Nossa Senhora do Amparo é momento de rendermos todas as homenagens;  por isso, a nossa programação vai ter quatro momentos especiais:

• 06h30 – Santa Missa da Flores
  • 08h – Santa Missa com bênção solene de terços e outros objetos devocionais.
  • 15h – Reza do Santo Terço, simultânea em todas as comunidades da Paróquia.
  • 19h – Procissão, seguida da Santa Missa e coroação de Nossa Senhora – encerrando o festejo religioso.

Venha celebrar conosco.

Nossa senhora do Amparo, rogai por nós.