05/11 IV JORNADA MUNDIAL DO POBRE, 8 a 15/11/2020

Queridos Padres, Coordenadores

Paroquiais e Agentes da Cáritas Paroquial.

Saudações fraternais,

Devido a pandemia, nossas atividades da IV Jornada Mundial do Pobre serão restritas. Dessa forma, segue:

1. Propomos (para os agentes Cáritas) a oração do tríduo da IV Jornada Mundial dos Pobres. Está muito bonito e profundo (Páginas 17 a 39 em anexo).

Obs. Disponibilizamos também os vídeos prontos para serem rezados nos dias 12,13 e 14/11.

1. Celebração da Santa Missa, dia 08/11, 10h, na Paróquia Sagrada Família.
  2. Missas do dia 15/11, Dia Mundial do Pobre. Solicitamos que cada paróquia, nas celebrações e momentos oportunos, faça memória da IV Semana e reze as preces propostas abaixo.

Ademais, para quem tiver interesse, segue além dos anexos desta Carta Pastoral, o link da Mensagem de dom Walmor Oliveira de Azevedo, Presidente da CNBB, para a IV Jornada Mundial dos Pobres: https://www.youtube.com/watch?v=pcaoN_8pOP4&feature=emb_logo

PRECES DA COMUNIDADE (14/15 de Novembro)

1.Ao Senhor, que nos cumulou de tantos talentos e nos mandou ser vigilantes no cuidado deles, rezemos confiantes.

Resposta: Fazei frutificar, Senhor, os dons que nos concedestes!

2.Senhor, que nos concedeis dons segundo nossas capacidades; fazei-nos usá-los para frutificar as sementes do vosso Reino em favor de todos, especialmente dos pequenos e necessitados, nós, vos

Resposta: Fazei frutificar, Senhor, os dons que nos concedestes!

3.Senhor, que nos mandastes vigiar; fazei-nos cooperar ativamente com a libertação de todas as forças que nos escravizam, particularmente os mais pobres, para que quando vierdes, possamos ir ao vosso encontro com a lâmpada acesa de nossa fé, nós, vos pedimos

Resposta: Fazei frutificar, Senhor, os dons que nos concedestes!

4.Senhor, neste Dia Mundial dos Pobres, protegei e dai força e ânimo aos pobres, principalmente, aos desempregados, aos “descartados da sociedade” e aos abandonados, nós vos pedimos.

Resposta: Fazei frutificar, Senhor, os dons que nos concedestes!

5.Senhor, enquanto aguardamos vossa vinda gloriosa, tornai-nos generosos no serviço a Vós e a todos os irmãos e irmãs, especialmente àqueles que são vossos preferidos, os empobrecidos, para que não enterremos no nosso egoísmo os dons que nos concedestes para o bem de todos, nós vos pedimos.

Resposta: Fazei frutificar, Senhor, os dons que nos concedestes!

6.Cuidai, Senhor, dos esposos e esposas, para que façam de seus lares o lugar onde as crianças vos conheçam como doador de todo talento, nós vos pedimos.

Resposta: Fazei frutificar, Senhor, os dons que nos concedestes!

7.Senhor, que concedeis ao povo brasileiro dons e talentos formando uma cultura rica de diversidade e beleza; concedei-nos crescer no respeito e na admiração pelos sinais de vossa presença em todas as culturas, nós vos pedimos.

Ir. Celi Souza

Diretora da Cáritas-PVH/RO