15/02 JORNADA QUARESMAL – 40 EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA A QUARESMA (17 DE FEVEREIRO A 28 DE MARÇO DE 2021).

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO AMPARO
AV. AMAZONAS, Nº 4050 – AGENOR DE CARVALHO

“Assim como o corpo sem a alma é morto, a fé sem obras é morta.” (Tg 2, 26).
A palavra QUARESMA se origina do número quarenta, que aparece várias vezes na Sagrada Escritura, destacando o sentido de um tempo para a conversão e purificação. No Tempo Litúrgico da Quaresma a Igreja reflete sobre as práticas que nos levam às mudanças de pensar e agir. O tempo quaresmal tem seu início na Quarta-Feira de Cinzas e termina com o início do Tríduo Pascal. Durante este tempo os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do Jejum, da Esmola e da Oração. Nas celebrações, principalmente as dominicais, as leituras bíblicas, próprias para este tempo, abordam práticas e formas de cada fiel poder viver melhor sua caminhada com e para Deus. Todo fiel que desejar viver bem o tempo da quaresma e alcançar as virtudes santificadoras deve participar das celebrações e buscar praticar as obras de misericórdia.
Para isso, propomos que nesta Quaresma nos dediquemos a construir o nosso ser como pessoas melhores, tentando observar um exercício espiritual para cada dia da Quaresma, preparando-se para viver verdadeiramente a Páscoa.
Qual o objetivo dos exercícios espirituais?

Os exercícios espirituais quaresmais têm por objetivo auxiliar nossos paroquianos na realização de boas obras em vista do crescimento espiritual. No roteiro proposto para este ano apresentamos: quarenta reflexões bíblicas, um pensamento ligado ao tema da Campanha da Fraternidade de 2021 e ações santificadoras a serem praticadas a cada dia. Você pode escolher o momento mais oportuno, para rezar o roteiro que será enviado diariamente pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
Como fazer os exercícios?
1 – Tenha consigo o roteiro diário que será utilizado durante a sua oração.
2 – Realize a atividade prática proposta no roteiro naquele dia ou outra que melhor convier. Obs.: Os exercícios são pessoais.
4 – Escreva uma lista de intenções com nomes de pessoas pelas quais deseja interceder no tempo quaresmal.
5 – Durante a Quaresma faça uma boa confissão, depois de um bom exame de consciência e experimente o amor de Deus na sua vida.
Vamos participar com alegria!
Nossa jornada quaresmal se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.
Deus abençoe a todos!
Pe. Geraldo Siqueira de Almeida