20/05 Milhares de fiéis participam da festa de Pentecostes em Porto Velho

Nesse domingo (19 de maio), a comunidade católica de Porto Velho se reuniu para celebrar a Festa de Pentecostes, um dos momentos mais significativos do calendário litúrgico. O evento, que aconteceu na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, da paróquia São Luiz Gonzaga, marca o nascimento da Igreja Católica, e em nossa Arquidiocese, a continuidade do Ano Jubilar, onde celebramos o centenário do nascimento da Igreja Particular de Porto Velho.

Com o tema “Cheios do Espírito, na mesa da Eucaristia, formamos a Igreja do pão”, a Missa solene teve início às 18h, e foi presidida pelo arcebispo Dom Roque Paloschi, acompanhada por milhares de fiéis de várias paróquias, dentre os quais padres, religiosos, religiosas, diáconos e seminaristas; além dos milhares que acompanham pelo canal da Arquidiocese no Youtube e Rádio Caiari FM.

Dom Roque, em sua homilia, destacou a importância de Pentecostes como um momento de renovação e união para a Igreja. “Hoje, celebramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, um evento que transformou suas vidas e deu início à missão de evangelizar. Da mesma forma, somos chamados a sermos testemunhas vivas do amor de Deus, especialmente neste tempo em que comemoramos os 100 anos da nossa Igreja Particular de Porto Velho”, pontua dom Roque, me um dos momentos da sua fala.

O evento não foi apenas uma celebração religiosa, mas também um momento de confraternização e solidariedade, onde foi arrecado donativos para ajudar famílias carentes da comunidade, demonstrando o espírito de compaixão e fraternidade que caracteriza a comunidade católica de Porto Velho. A Cáritas Arquidiocese será a responsável pelo distribuição.

A festa de Pentecostes este ano, também teve um significado especial, pois reafirma a continuidade desse Ano Jubilar vivido pela nossa Igreja Particular, que continua ao longo do ano, com uma série de eventos religiosos, culturais e sociais que promete fortalecer ainda mais a fé e a união da comunidade católica local.

Este momento histórico marca não apenas a celebração de uma data importante, mas também um compromisso renovado com os valores e a missão da Igreja, guiados pelo Espírito Santo e inspirados pela fé daqueles que, há 100 anos, iniciaram esta jornada de evangelização na Amazônia; especial da Igreja Particular de Porto velho.

Para rever a festa é so clicar no link.

Algumas fotos da celebração – Fotos: Rosângela Descry / Pascom – São Luiz Gonzaga