01/08 MINHA IDENTIDADE ESCONDIDA COM CRISTO EM DEUS
Compartilhar

“Um boneco de sal percorreu milhares de quilômetros de terra firme, até que, finalmente, chegou ao mar. Ficou fascinado diante daquela massa, móvel e estranha, totalmente diferente de tudo quanto tinha visto até então.
– Quem és tu? perguntou o boneco de sal ao mar.
Com um sorriso, o mar respondeu:
– Entra e comprova-o tu mesmo!
E o boneco entrou no mar. Mas, à medida que se adentrava nele, ia dissolvendo-se, até que não restasse mais nada dele. Antes que se dissolvesse o último pedaço, o boneco exclamou assombrado:
– Agora já sei quem sou!”
Todo ser humano possui dentro de si uma profundidade que é o seu mistério íntimo e pessoal. Trata-se do “coração”, aquele lugar santo, intocável, onde reside o lado mais positivo da pessoa, onde a pessoa encontra a sua identidade pessoal. O coração é a sua dimensão mais verdadeira, sede das decisões vitais, lugar das riquezas pessoais, onde se vive o melhor de si mesmo, onde se encontram os dinamismos do seu crescimento, de onde partem as suas aspirações e desejos fundamentais, onde percebe as dimensões do Absoluto e do Infinito da sua vida.
É no coração, “última solidão do ser”, que Deus marca encontro conosco.
Na oração, nosso coração se encontra diante da revelação da sua identidade pessoal, porque está enraizada na própria identidade de Deus.
A pergunta básica da oração: “Quem sou eu, diante do Senhor?” supõe uma tarefa pessoal de assumir a própria experiência e responsabilizar-se por ela. Sem identificação será quase impossível um encontro profundo com o Senhor.
O encontro “consigo mesmo” lhe aproxima do “conhecimento” de Deus.
Uma oração bem feita, com lucidez, liberdade e escuta de toda sua. realidade pessoal acelera o seu processo de integração e amplia sua vida para além de suas pequenas fronteiras.
Com efeito, orar é aproximar-nos da “Verdade que nos faz livres”: livre para ser você mesmo, chegar a ser aquilo a que é chamado a ser.
Isto não é fácil, pois em nossa experiência há fatos ameaçadores, imagens negativas de nós mesmos…; frequentemente preferimos ignorar partes de nós mesmos, apagar da consciência episódios pessoais; nossa identidade se dissocia e se desintegra.
Uma pessoa amadurece reconhecendo suas experiências e vivências, assumindo-as em sua totalidade, expressando-as, integrando-as, configurando uma identidade que tem consciência da realidade de sua vida.
A oração é o lugar natural dessa descoberta: dentro da Palavra de Deus está escondida nossa identidade. A Palavra de Deus fala daquilo que somos chamados a ser. Diante de Deus, não há o que esconder… a oração nos faz transparentes, revela nossa imagem real, nos ajuda a identificar-nos, para saber “quem somos”.
Por isso a oração cristã não é só adoração e culto. É também descoberta de si mesmo, da própria realidade pessoal, do mistério que habita em nós.
Na experiência de oração, o importante não é o que eu faço, mas o reconhecimento amoroso e agradecido daquilo que Deus realiza. É nessa manifestação divina que você descobre-se a si mesmo.
Você começa a descobrir o seu ser (único, original, sagrado…) quando “mergulha” no misterioso relacionamento com Deus e quando permite que o “mistério experimentado” se torne Fonte de sua identidade.
Mais ainda, você saberá melhor quem é, esquecendo-se de si mesmo, aceitando perder-se, deixando que o Amor o liberte de seu pequeno ego.

VEJA TAMBÉM