16/01 Nota da Cúria

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO
Av. Carlos Gomes, nº 964 – Centro – CEP 76.801-150 Porto Velho – RO – Tels.: (69) 3221-2270 / 3224-1590 CNPJ: 05.902.606/0001-36
Nota nº 01/2021
Porto Velho, 16 de janeiro de 2021 Fazemos saber que, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e o decreto
do governo do Estado de Rondônia, nº 25.728 de 15 de janeiro de 2021, que estabelece o retorno à Fase 1 nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo e Vale do Anari, e à Fase 2 em Candeias do Jamari e Buritis, em atenção ao cuidado da vida e na responsabilidade de conduzir o rebanho a nós confiado, seguindo o que fora decretado em 21 de março do ano passado (prot. nº 11/2020, em anexo), orientamos:
1. As celebrações e reuniões presenciais ficam suspensas a partir de 17 de janeiro;
2. Os párocos providenciem, à medida em que a tecnologia presente o permitir, a transmissão das celebrações online, com o número máximo de cinco pessoas, contando o padre, equipe de celebração e técnico(a);
3. A Cúria e as Secretarias das Paróquias e Áreas Missionárias funcionem somente para os serviços internos, devendo ser priorizado o sistema de home office.
4. Por não haver atendimento externo, pedimos às Paróquias e Áreas Missionárias que disponibilizem publicamente um número de telefone, preferencialmente com WhatsApp, ou e-mail para atender seus paroquianos(as). A Igreja, que é mãe, faz questão de ficar perto de seus filhos e filhas nesta ocasião.
5. As celebrações com a participação dos fiéis e reuniões presenciais (com as restrições já conhecidas) poderão voltar a acontecer no dia 27 de janeiro se as medidas não forem prorrogadas.
As restrições previstas se aplicam somente às cidades acima mencionadas, que se encontram no Anexo I do Decreto Estadual (que concerne às fases 1 e 2). Outrossim, insistimos na necessidade de continuarmos com os cuidados em relação à pandemia: distanciamento, higienização, uso de máscaras, entre outros. Lembramos que não nos podemos furtar do zelo pela vida das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis.
Que o bom Deus abençoe a todos e a todas!
† Dom Roque Paloschi
Arcebispo Metropolitano de Porto Velho