15/12 NOVENA DE NATAL – 1º ENCONTRO
Compartilhar

1º ENCONTRO

 

Advento: Tempo de Preparação para o Natal de Jesus

 

1.    AMBIENTE

Dispor ao centro do espaço preparado para o encontro: Bíblia, vela acesa, coroa do advento, manjedoura vazia, fotos da família acolhedora, imagem de José e Maria.

 2.    ORAÇÃO INICIAL

Anim.: Irmãos e irmãs, hoje com muita alegria daremos início à nossa Novena de Natal. Somos convidados e convidadas neste tempo a preparar o caminho para acolher o nosso Salvador. Natal é um dos momentos mais esperados durante o ano todo, mas, para vivenciar este momento, deixemo-nos contagiar com a alegria e a esperança que vêm de Cristo Jesus.

 

Anim.: Vamos iniciar nossa novena invocando a Santíssima Trindade, cantando:

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 Anim.: Ó Deus, somos gratos pelo teu amor, por nos teres dado teu Filho único Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, a fim de que busquemos sempre viver na tua presença e te servir.

Todos: Vem, Senhor, ficar conosco.

 Anim.: Para que possamos viver bem nosso encontro de hoje, peçamos a Luz do Espírito Santo a nos iluminar, a nos guiar neste tempo do Advento. Cantemos:

Vem, Espírito Santo, vem, vem iluminar. (bis)

Nosso encontro vem iluminar! Nossas famílias vem iluminar! Nossa Igreja vem iluminar! Nossa novena vem iluminar!

 

3. DEUS NOS FALA


Anim.: O profeta Isaías, neste nosso primeiro dia de Novena, nos aponta uma sociedade ideal. Deus tem um plano de vida para cada um de nós e nos convida a vivê-lo.

Todos: É Jesus quem vai chegar! No Advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar!

Um membro da família que recebe o grupo acende a vela, enquanto se entoa o canto “Ó luz do Senhor” (nº 2, p. 54).

 Anim.: Vamos juntos acolher a Palavra de Deus cantando:

Canto 7: Eu vim para escutar. (p. 56)

 

L1: Leitura do Livro do Profeta Isaias (11,1-9)

 

4. ILUMINADOS E ILUMINADAS PELA PALAVRA

 

Ani.: Estamos em preparação para o Natal. O termo Advento deriva da palavra vinda. Pode ser traduzido por presença, chegada, vinda. Os cristãos adotaram a palavra Advento para exprimir sua relação com Cristo: Jesus é o rei, entrado nesta pobre província denominada terra para todos visitar. Queriam dizer: Deus está aqui, não se retirou do mundo, não nos deixou sós. Mesmo que não possamos vê-lo e tocá-lo, como acontece com as realidades sensíveis, ele está aqui e vem nos visitar de várias maneiras. Todos: Eis que vem o Senhor sem demora! Seja bendito o seu nome para sempre!

Todos: Eis que vem o Senhor sem demora! Seja bendito o  Seu nome para sempre!

L2: O profeta Isaías anuncia a chega do Messias que virá do tronco de Jessé, pai de Davi, e ele vem justamente num tempo em que o povo vive sob crises e ameaças, mas ele vem para gerar a paz.

Todos: Eis que vem o Senhor sem demora! Seja bendito o  Seu nome para sempre!

 L1: O Advento nos renova a cada ano, Jesus vem nos visitar. Devemos lembrar que Jesus veio ao mundo por nós, ele se fez humano para estar conosco.

Todos: Eis que vem o Senhor sem demora! Seja bendito o Seu nome para sempre!

 L2: Em Jesus vimos a profecia de Isaías sendo realizada. Neste ano tantas famílias perderam seus entes queridos para a Covid-19. Senhor, dá-nos os dons do Espírito Santo para que, diante de todas as incertezas, fraquezas e dificuldades, sejamos luzes para aqueles que tanto precisam.

Todos: Eis que vem o Senhor sem demora! Seja bendito o Seu nome para sempre!

 L1: Jesus quer conhecer o nosso íntimo, pois Ele vem, e não nos julgará pela aparência. Ele conhece nossas ações e quer que sejamos sinais vivos do Reino de Deus aqui neste mundo, portanto devemos viver em comunhão.

Todos: Eis que vem o Senhor sem demora! Seja bendito o  Seu nome para sempre!

 

5.    UMA HISTÓRIA

Anim.: Certa vez, em uma pequena cidade do interior, uma senhora por nome Jacira, de 70 anos de vida, que não tinha muito estudo, nem mesmo o ensino fundamental completo, mas era uma mulher dotada de uma sabedoria admirável, gostava muito de ir à Igreja, mas esta ficava distante de sua casa, pois morava num sítio na zona rural com seus familiares. Seu maior desejo era visitar Jesus diariamente no sacrário. Gostava de ficar ali rezando seu terço e conversando com Jesus. Mas nem sempre era possível, pois só podia vir à cidade quando seu marido ou um de seus filhos a traziam. E quando lhe era possível, vinha uma ou duas vezes na semana, e toda oportunidade que tinha desejava ficar ali na presença de Jesus.

L1: Um de seus netos, chamado Pedro, de apenas 5 anos, costumava lhe fazer muitas perguntas. Certa vez, enquanto acompanhava sua avó Jacira em uma das suas visitas a Jesus na Igreja, começou seus questionamentos, aquelas perguntas de criança: “Vovó, por que a senhora gosta de vir aqui na Igreja para ficar olhando esse lugar que tem essa luz ligada?” Ela olhou nos seus olhinhos com amor e disse: “Meu netinho querido, a hora que venho aqui é a hora do milagre. Momento em que posso me declarar a Jesus e lhe dizer o quanto o amo. E essa luz significa que ele está vivo e presente no tabernáculo”. E Pedro continuou a perguntar: “Como assim vó, Ele escuta a nossa voz? Ele nos vê?” E vó Jacira respondeu: “Sim, tudo que conversamos com ele, especialmente quando o adoramos, quando digo: JESUS, EU TE AMO. E muitas vezes eu canto, eu louvo. E ele, que tudo vê e escuta, preenche a minha vida com o seu AMOR. Sabe, meu amorzinho, é maravilhoso amá-lo e sentir-me amada por ELE. Mas tem mais, meu querido neto, JESUS quer se dar em AMOR por cada um de nós. Posso, diante dele, também pedir a cura de todos os males da minha vida e também por alguém que esteja necessitando de saúde ou esteja em sofrimento. Podemos pedir-lhe graças necessárias, contar nossas preocupações, como estamos hoje, se tristes ou felizes. Partilho com ele minhas alegrias e gratidão. E, por fim, prometo nunca me afastar de sua presença e permanecer firme em oração por todos, o que muito lhe agrada.” E Pedro fez um pedido para sua avó: “Vovó, me ensina a amar e adorar JESUS.” Respondeu ela: “Sim, com certeza! Basta você dizer para Jesus o quanto o ama e é especial na sua vida, reze assim: ‘Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam, não vos amam e não vos agradecem. Amém!”

Relatos de Maria de Jesus Cardoso Gonçalves

6.    VAMOS CONVERSAR

Anim.: Irmãos e irmãs, vamos partilhar o que aprendemos nesta noite com a Leitura do Profeta Isaías.

  1. Qual versículo mais lhe chamou atenção?
  2. Que aprendizado podemos tirar desta leitura?
  3. O que Deus quer de nós nesta leitura?

 

7.    GESTO CONCRETO

Anim.: A realidade cotidiana (casa, trabalho, estudo, comunidade, relacionamentos…) é onde somos chamados a viver o Advento. Ao longo desses dias, procure fazer com que a esperança chegue às pessoas. Anuncie boas notícias.

 

8.    ORAÇÃO FINAL

 

Anim.: Vem, Senhor, caminhar conosco. Faz o nosso coração acolhedor, abençoa a família que nos acolhe. Rezemos para que nunca falte o amor, a paz e o perdão nesta casa.

 

Todos: Senhor, acolhe os nossos pedidos.

 Preces espontâneas.

 Anim.: Nesta caminhada teremos sempre a presença materna de Maria que, com o seu “Sim”, gerou o nosso Salvador. Rezemos a oração do Angelus:

 

Anim.: O anjo do Senhor anunciou a Maria.

Todos: E ela concebeu do Espírito Santo. Ave, Maria…

 

Anim.: Eis aqui a escrava do Senhor.

Todos: Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave, Maria…

 

Anim.: E o Verbo se fez carne.

Todos: E habitou entre nós. Ave Maria…

 

Anim.: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Todos: Ó Deus, através de uma estrela… (p. 59) Pai Nosso…

Anim.: Querido Deus, queremos te agradecer por tua companhia neste encontro da Novena. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Canto 9: Chegou a hora de sonhar de novo

VEJA TAMBÉM