18/12 NOVENA DE NATAL – 4º ENCONTRO
Compartilhar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º ENCONTRO

Maria visita a sua prima Isabel

1. AMBIENTE
Dispor ao centro do espaço preparado para o encontro: Bíblia, vela, coroa do Advento, manjedoura vazia, imagem de José e Maria, fotos da família acolhedora.

2. ORAÇÃO INICIAL
Anim.: Sejam todos bem-vindos e bem-vindas! Estamos no tempo do Advento, tempo de preparação, tempo de espera, tempo de conversão. Vamos a cada encontro nos preparando para a chega
do Menino Jesus que vem.

Anim.: Vamos iniciar nossa novena, invocando a Santíssima Trindade, cantando:

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Anim.: Ó Deus, somos gratos pelo teu amor, por nos teres dado teu Filho único Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, a fim de que busquemos sempre viver na tua presença e te servir.

Todos: Vem, Senhor, ficar conosco.

Canto 12: Oração da família. (p. 58)

Anim.: Para que possamos viver bem nosso encontro de hoje, peçamos a Luz do Espírito Santo e cantemos:

Vem Espírito Santo, vem, vem iluminar! (bis)

Nosso encontro vem iluminar! Nossas famílias vem iluminar!

Nossa Igreja vem iluminar! Nossa novena vem iluminar!

 

3. DEUS NOS FALA
Anim.: Atentos, vamos ouvir a Palavra de Deus. Peçamos que ela ilumine nossos pensamentos para compreendermos a nossa realidade.

Todos: É Jesus quem vai chegar! No Advento a Tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar!

Um membro da família que recebe o grupo acende a vela, enquanto se entoa
o canto “Ó luz do Senhor” (nº 2, p. 54).

Anim.: Vamos juntos acolher a palavra de Deus, cantando:

Canto 4: Buscai primeiro o Reino de Deus. (p. 55)

L1: Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (1,39-45).

 

4. ILUMINADOS PELA PALAVRA

Anim.: Maria quer trazer também a nós o grande presente que é Jesus e com Ele nos traz o seu amor, a sua paz, a sua alegria. Com seu “Sim”, aderiu ao projeto de Deus porque, desde aquele
momento da vida, ela se centrou em Jesus. Ela se centra em Jesus na cotidianidade de uma mulher humilde que, no entanto, vive imersa no mistério. O seu “sim”, já perfeito desde o início, cresce até à cruz, em que a sua maternidade abraça a todos.

L2: O Natal é tão esperado por todos. É um tempo em que as famílias se voltam umas para as outras, onde há trocas de presentes, visitas nas famílias, e até mesmo uma viagem para visitar um parente distante que há tempo não se vê.

Todos: Caminhemos juntos, em comunhão, ao encontro do Senhor que vem.

L1: Como é bom rever os parentes tão distantes que há tempo não vemos, não encontramos. Os meios de comunicação têm nos ajudado bastante a interagir, mesmo com alguém em outro lugar,
outro país. Maria, cheia de Graça, foi ao encontro de sua prima Isabel carregando em seu ventre o Salvador.

Todos Caminhemos juntos, em comunhão, ao encontro do Senhor que vem.

L2: O tempo do Advento nos convida para que sejamos cada vez mais humildes e acolhedores, a exemplo de Maria que, com uma simples saudação a Isabel, o seu coração se encheu do Espírito
Santo. Abramos o nosso coração para acolher nosso Senhor Jesus Cristo que vem ao nosso encontro.

Todos: Caminhemos juntos, em comunhão, ao encontro do Senhor que vem.

L1: Maria nos ensina a sermos modelo de caridade, de fraternidade para com os nossos irmãos e irmãs mais distantes, desolados, desesperançosos. Que o Cristo nasça em cada pequeno lar.

Todos: Caminhemos juntos, em comunhão, ao encontro do Senhor que vem!

 

5. UMA HISTÓRIA

Anim.: Após duas gestações interrompidas, por abortos espontâneos tardios, causados por uma doença chamada Insuficiência Istmo-Cervical (IIC), estava grávida pela terceira vez aos 27 anos. Apesar do medo, insegurança e incertezas, todas as noites rezava e pedia a Maria que essa gravidez desse certo, que pudesse receber a graça da maternidade. Em uma noite rezei chorando, pedindo essa graça. Adormeci e sonhei que estava diante de Nossa Senhora de Fátima de pé, e com uma bebê de roupa rosa em meus braços. Acordei feliz, mas ainda insegura. Contei para o meu esposo do sonho, mas não falou muita coisa, nem sei se ele acreditou. Eu acreditei! Alguns dias depois, no ultrassom, veio a confirmação: era uma menina. Desse dia em diante, eu rezei mais ainda. Precisei ficar em repouso absoluto, fazer uma cirurgia chamada cerclagem uterina e tomar medicamentos. Me preparei para ser mãe. Com algumas semanas de antecedência, no dia 20 de março de 2014, eu ouvi o choro da minha guerreira Letícia Vallentine!

Relato de Cíntia e Erivelto, que vivenciaram o ECC do Santuário de Fátima

 

6. VAMOS CONVERSAR

Anim.: É Chegado o momento da partilha, vamos escutar e acolher o que o outro tem a nos dizer.
a) Qual a personagem que mais te chamou a atenção?
b) O que a história tem a nos dizer sobre o tema de hoje?
c) Como podemos levar a saudação de Maria a alguém?

 

7. GESTO CONCRETO

Anim.: Nós não precisamos ir longe para decidir o que vamos fazer neste ano, para o gesto concreto de nossa Novena de Natal. Olhemos a realidade em nossa volta, quem são os necessitados?
Temos famílias ao nosso redor passando por necessidades? Temos alguma casa de apoio precisando de cuidados, apoio? São tantas as opções para o nosso gesto concreto. Vamos conversar.

 

8. ORAÇÃO FINAL

Anim.: Neste nosso quarto encontro, queremos te agradecer, Senhor, por essa família que nos acolhe, por todos que estão aqui presentes. Também queremos rezar nesta noite por tantas famílias
necessitadas, pelas famílias enlutadas pelos entes queridos perdidos pela Covid-19.

Todos: Senhor, acolhei os nossos pedidos!

Preces espontâneas

Anim.: Maria, Mãe do Filho de Deus, Rainha do Céu e da Terra, queremos percorrer junto contigo o tempo do Advento. Ajuda-nos a abrir o coração para acolher Jesus.
Anim.: O anjo do Senhor anunciou a Maria.

Todos: E ela concebeu do Espírito Santo. Ave, Maria…

Anim.: Eis aqui a escrava do Senhor.

Todos: Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave, Maria…

Anim.: E o Verbo se fez carne.

Todos: E habitou entre nós. Ave, Maria…

Anim.: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Todos: Ó Deus, através de uma estrela… (p. 59) Pai Nosso…

Anim.: Querido Deus, queremos te agradecer por tua companhia neste encontro da Novena. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

 

Todos: Amém!

Canto 6: Utopia. (p. 55)

VEJA TAMBÉM