04/08 Notícias da Paróquia NOVENA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO: PRIMEIRA NOITE

PRIMEIRA NOITE (05agosto às 19h30)
Responsáveis: Comunidade Matriz Nossa Senhora do Amparo, Terço dos Homens e Pastoral do Batismo.
Doação: Arroz e feijão.
TEMA:
Mãe do Amparo: Ensina-nos a fazer um diálogo de amor em vista da fraternidade universal.
SUBTEMA:
Mãe do Amparo: Ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
Refrão Orante: Ave, ave, ave Maria! / Ave, ave, ave Maria! (À treze de maio).
A– Motivação inicial: (O animador, com poucas palavras, acolhe os participantes, apresenta os responsáveis pela novena do dia, o tema e motiva o início da mesma).
D– Com fé e confiança, iniciemos a nossa Novena em honra a Nossa Senhora do Amparo, com sinal da Cruz (cantado ou rezado): Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
D- Intenções: (O dirigente de forma espontânea motiva os participantes a apresentarem a Deus suas intenções e pedirem a graça que desejam obter com a novena).
A– Acolhamos com alegria os símbolos que nos ajudam a rezar e a vivenciar melhor nosso encontro de irmãos. Cantemos! (Símbolos e canto à escolha da equipe).
D– Oremos: Ó Deus de bondade, olha teu povo reunido nesta novena. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, ensina-nos a dialogar, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
A– Preparemos nosso coração para ouvir a Palavra de Deus, cantando. (Canto à escolha da equipe).
L1– Texto bíblico:1Pd 3,8-9
Leitura da primeira Carta de São Pedro. Finalmente, tenham todos a mesma atitude, sejam compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos e de espírito humilde. Não paguem o mal com o mal, nem o insulto com outroinsulto; pelo contrário, abençoem, porque para isso vocês foram chamados, isto é, para serem herdeiros da bênção. Palavra do Senhor.
A– Agora acolhamos com alegria os ensinamentos do Papa Francisco, contidos na encíclica Fratelli Tutti.
L1– No documento em questão, o Papa Francisco trata sobre a dimensão universal da doutrina social sobre o amor fraterno.
L2– A encíclica nos faz refletir para reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social.
T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
L1– O tratado nos propõe sonhar com uma humanidade de caminhantes da mesma carne humana.
L2– De onde provém o título? Fratelli Tutti é uma expressão de São Francisco de Assis. O santo a usava para propor uma forma de vida com sabor de evangelho.
T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
L1– São Francisco considerava todos os homens e mulheres com um amor mais além da geografia e do espaço.
T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a fortalecer a fraternidade e a amizade social.
D– Reflexão: (O dirigente ou outra pessoa previamente escolhida, faz uma breve reflexão a partir da Palavra Deus e da temática da novena).
D– Preces: Irmãos e irmãs, elevemos as nossas orações a Deus Pai todo-poderoso e, por intercessão da gloriosa Nossa Senhora do Amparo, invoquemos a divina misericórdia, dizendo (ou: cantando), com fé e esperança:
R– Nossa Senhora do Amparo, intercedei por nós!
D– Vamos concluir nossas preces rezando juntos: um Pai nosso, três Ave Marias e Glória ao Pai.
A– Neste momento nossa comunidade é convidada a fazer uma singela homenagem a Nossa Senhora do Amparo.
D– Mãos que carregam flores são mãos benditas como as de Maria. Que as flores exalem o perfume de um mundo novo, onde todas as pessoas sejam amadas e respeitadas!
T– Nossas mãos agora trazem flores, e Maria as recebe com imenso amor, pois sabe que, em cada flor, mora um gesto de gratidão.
D– Oferte com devoção a sua flor a Nossa Senhora do Amparo! Enquanto isto cantemos o hino oficial de nossa Padroeira (Cântico Nossa Senhora do Amparo).
D– Vamos concluir nossa novena rezando a oração de Nossa Senhora do Amparo:
T– Ó Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, nós vos agradecemos por todas as graças que concedeis aos que recorrem a vós, pois sempre atendeis os vossos filhos.
Nós vos suplicamos pela paixão e Morte de Jesus e pelas vossas dores: acolhei-nos, ó Nossa Senhora do Amparo, sob o vosso manto materno. Concedei-nos as graças que vos pedimos pela nossa comunidade e por cada um de nós. Ó Maria, Mãe nossa, fazei que todos gozemos de vossa amorosa proteção na vida e ainda mais na morte para louvar-vos e bendizer-vos para sempre. Debaixo de vosso amparo, acolhei-nos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas nas necessidades, mas sim livrai-nos de todos os perigos Amém.
D– Ó sempre Virgem gloriosa e bendita! Rogai por nós, ó Nossa Senhora do Amparo!
T– Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.
D– O Deus de Maria, que cumpre suas promessas em favor do seu povo, nos abençoe, (+) ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
D– Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
T– Para sempre seja louvado!
Avisos:
A– Após a novena, permaneçamos para Santa missa presida pelo Padre………
(Cântico final à escolha da equipe).