11/08 NOVENA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO: SÉTIMA NOITE
Compartilhar

Responsáveis: Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Juventudes (Pastoral da Juventude – PJ –Inovar e Terço dos Jovens).

Doação: Café, trigo e farinha de mandioca.

 

TEMA:

Mãe do Amparo: Ensina-nos a fazer um diálogo de amor em vista da fraternidade universal.

SUBTEMA:

Mãe do Amparo: Ajuda-nos a dialogar, respeitando o ponto de vista de cada um.

Refrão Orante: Maria, cheia de graça e consolo, / venha caminhar com teu povo, / nossa mãe sempre serás.

A– Motivação inicial: (O animador, com poucas palavras, acolhe os participantes, apresenta os responsáveis pela novena do dia, o tema e motiva o início da mesma).

D– Com fé e confiança, iniciemos a nossa Novena em honra a Nossa Senhora do Amparo, com sinal da Cruz (cantado ou rezado): Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

D– Intenções: (O dirigente de forma espontânea motiva os participantes a apresentarem a Deus suas intenções e pedirem a graça que desejam obter com a novena).

A– Acolhamos com alegria os símbolos que nos ajudam a rezar e a vivenciar melhor nosso encontro de irmãos. Cantemos! (Símbolos e canto à escolha da equipe).

D– Oremos: Ó Deus, defensor dos pequeninos, enviaste teu filho Jesus para cumprir tuas promessas de libertação e renovar tua aliança com toda a humanidade. Escuta as preces destes teus filhos e filhas, ensina-nos a respeitar o ponto de vista de cada um e a promover a paz! Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém!

A– Preparemos nosso coração para ouvir a Palavra de Deus, cantando. (Canto à escolha da equipe).

L1– Texto bíblico: 1Jo 4,20-21

Leitura da primeira carta de São João. Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão. Palavra do Senhor.

A– Agora acolhamos com alegria os ensinamentos do Papa Francisco, contidos na encíclica Fratelli Tutti.

L1– A encíclica nos exorta a respeitar em qualquer circunstância a dignidade dos outros.

L2– O documento pede que venhamos a integrar com os diferentes tipos de pessoas, garantindo a todos uma paz real e sólida.

T– Mãedo Amparo: ajuda-nos a dialogar, respeitando o ponto de vista de cada um.

L1– O Papa Francisco nos pede que reconheçamos ao outro o direito a ser quem é, recuperando assim a amabilidade.

L2– A Fratelli Tutti nos pede que evitemos as manifestações dos mais variados tipos de agressão, principalmente a mais comum nos dias de hoje, a violência nas redes sociais.

T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a dialogar, respeitando o ponto de vista de cada um.

L1– A encíclica nos exorta a evitar a desqualificação rápida e humilhante.

L2– As verdadeiras soluções nunca se alcançam amortecendo a audácia, subtraindo-se às exigências concretas ou buscando culpas externas. Pelo contrário, a via de saída encontra-se por “transbordamento”, transcendendo a dialética que limita a visão para poder assim reconhecer um dom.

T– Mãe do Amparo: ajuda-nos a dialogar, respeitando o ponto de vista de cada um.

D– Reflexão: (O dirigente ou outra pessoa previamente escolhida, faz uma breve reflexão a partir da Palavra Deus e da temática da novena).

D– Irmãos e irmãs: Maria Santíssima é o sinal maravilhoso do que podemos ser quando nos abrimos à palavra do Senhor. Por sua intercessão invoquemos a Deus, nosso Pai, dizendo (ou cantando), com alegria:

R– Nossa Senhora do Amparo, intercedei por nós!

D– Vamos concluir nossas preces rezando juntos: um Pai nosso, três Ave Marias e Glória ao Pai.

A – Neste momento nossa comunidade é convidada a fazer uma singela homenagem a Nossa Senhora do Amparo.

D– Mãos que carregam flores são mãos benditas como as de Maria. Que as flores exalem o perfume de um mundo novo, onde todas as pessoas sejam amadas e respeitadas!

T– Nossas mãos agora trazem flores, e Maria as recebe com imenso amor, pois sabe que, em cada flor, mora um gesto de gratidão. 

D– Oferte com devoção a sua flor a Nossa Senhora do Amparo! Enquanto isto cantemos o hino oficial de nossa Padroeira (Cântico Nossa Senhora do Amparo).

D– Vamos concluir nossa novena rezando a oração de Nossa Senhora do Amparo:

T– Ó Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, nós vos agradecemos por todas as graças que concedeis aos que recorrem a vós, pois sempre atendeis os vossos filhos.

Nós vos suplicamos pela paixão e Morte de Jesus e pelas vossas dores: acolhei-nos, ó Nossa Senhora do Amparo, sob o vosso manto materno. Concedei-nos as graças que vos pedimos pela nossa comunidade e por cada um de nós. Ó Maria, Mãe nossa, fazei que todos gozemos de vossa amorosa proteção na vida e ainda mais na morte para louvar-vos e bendizer-vos para sempre. Amém. Debaixo de vosso amparo, acolhei-nos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas nas necessidades, mas sim livrai-nos de todos os perigos.

D– Ó sempre Virgem gloriosa e bendita! Rogai por nós, ó Nossa Senhora do Amparo!

T– Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.

D– O Deus de Maria, que cumpre suas promessas em favor do seu povo, nos abençoe, (+) ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

D– Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

T– Para sempre seja louvado!

Avisos:

A– Após a novena, permaneçamos para Santa missa presida pelo Padre…….

(Cântico final à escolha da equipe).

VEJA TAMBÉM