07/08 NOVENA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO-TERCEIRA NOITE
Compartilhar

TERCEIRA NOITE (07/agosto às 18h)
Responsáveis: Comunidade Sagrada Família, Grupo de Coroinhas, Pastoral da Pessoa Idosa.
Doação: Leite e óleo.
TEMA:
Mãe do Amparo: Ensina-nos a fazer um diálogo de amor em vista da fraternidade universal.
SUBTEMA:
Mãe do Amparo: Diante de tanta dor e sofrimento, ajuda-nos a agir como o bom samaritano.
Refrão Orante: Firme de pé, junto da Cruz / estava Maria, a Mãe de Jesus! (bis)
A– Motivação inicial: (O animador, com poucas palavras, acolhe os participantes, apresenta os responsáveis pela novena do dia, o tema e motiva o início da mesma).
D– Com fé e confiança, iniciemos a nossa Novena em honra a Nossa Senhora do Amparo, com sinal da Cruz (cantado ou rezado): Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
D– Intenções: (O dirigente de forma espontânea motiva os participantes a apresentarem a Deus suas intenções e pedirem a graça que desejam obter com a novena).
A– Acolhamos com alegria os símbolos que nos ajudam a rezar e a vivenciar melhor nosso encontro de irmãos. Cantemos! (Símbolos e canto à escolha da equipe).
D– Oremos: Ó Deus, quando o teu Filho foi crucificado, quiseste que sua mãe estivesse em pé, junto à cruz, sofrendo com ele. Dá à tua Igreja, unida a Maria, a graça de agir como o bom samaritano diante das diversas cruzes. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém!
A– Preparemos nosso coração para ouvir a Palavra de Deus, cantando. (Canto à escolha da equipe).
L1– Texto bíblico: Lc 10, 30-35
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. Disse Jesus: «Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase morto. Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensão, recomendando: ‘Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais’.» Palavra do Senhor.
A– Agora acolhamos com alegria os ensinamentos do Papa Francisco, contidos na encíclica Fratelli Tutti.
L1– A encíclica expõe e condena os determinismo e fatalismo que pretendem justificar a indiferença.
L2– O documento nos fala sobre a sociedadeque tende a desinteressar-se dos outros.
T– Mãe do Amparo: diante de tanta dor e sofrimento, ajuda-nos a agir como o bom samaritano.
L1– O Papa nos pede para repensar este mundo que permite a exclusão.
L2– O documento relata que nos dias atuais assistimos a uma negligência social e política.
T– Mãe do Amparo: diante de tanta dor e sofrimento, ajuda-nos a agir como o bom samaritano.
L1– O tratado nos pede que ao amar, nãovenhamos a nos importar de onde tenha vindo o irmão.
T–Mãe do Amparo: diante de tanta dor e sofrimento, ajuda-nos a agir como o bom samaritano.
D– Reflexão: (O dirigente ou outra pessoa previamente escolhida, faz uma breve reflexão a partir da Palavra Deus e da temática da novena).
D– Preces: Irmãos e irmãs, elevemos as nossas orações a Deus Pai todo-poderoso e, por intercessão da gloriosa Nossa Senhora do Amparo, invoquemos a divina misericórdia, dizendo (ou cantando), com fé e esperança:
R– Nossa Senhora do Amparo, intercedei por nós!
D– Vamos concluir nossas preces rezando juntos: um Pai nosso, três Ave Marias e Glória ao Pai.
A – Neste momento nossa comunidade é convidada a fazer uma singela homenagem a Nossa Senhora do Amparo.
D – Mãos que carregam flores são mãos benditas como as de Maria. Que as flores exalem o perfume de um mundo novo, onde todas as pessoas sejam amadas e respeitadas!
T – Nossas mãos agora trazem flores, e Maria as recebe com imenso amor, pois sabe que, em cada flor, mora um gesto de gratidão.
D – Oferte com devoção a sua flor a Nossa Senhora do Amparo! Enquanto isto cantemos o hino oficial de nossa Padroeira (Cântico Nossa Senhora do Amparo).
D – Vamos concluir nossa novena rezando a oração de Nossa Senhora do Amparo:
T – Ó Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, nós vos agradecemos por todas as graças que concedeis aos que recorrem a vós, pois sempre atendeis os vossos filhos.
Nós vos suplicamos pela paixão e Morte de Jesus e pelas vossas dores: acolhei-nos, ó Nossa Senhora do Amparo, sob o vosso manto materno. Concedei-nos as graças que vos pedimos pela nossa comunidade e por cada um de nós. Ó Maria, Mãe nossa, fazei que todos gozemos de vossa amorosa proteção na vida e ainda mais na morte para louvar-vos e bendizer-vos para sempre. Amém. Debaixo de vosso amparo, acolhei-nos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas nas necessidades, mas sim livrai-nos de todos os perigos.
D – Ó sempre Virgem gloriosa e bendita! Rogai por nós, ó Nossa Senhora do Amparo!
T – Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.
D – O Deus de Maria, que cumpre suas promessas em favor do seu povo, nos abençoe, (+) ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
D – Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
T– Para sempre seja louvado!
Avisos:
A – Após a novena, permaneçamos para Santa missa presida pelo Padre………
(Cântico final à escolha da equipe).

VEJA TAMBÉM