14/05 Novena em honra a Nossa Senhora Auxiliadora- Padroeira da Arquidiocese de Porto Velho

Celebração de Nossa Senhora Auxiliadora
Sempre houve atos solenes com naturalidade entre fé cristã e veneração a Maria, a mãe de Jesus, de modo que podemos dizer, com o Papa São Paulo VI, que a devoção a Maria é um elemento qualificador da genuína piedade da Igreja (Marialis Cultus, 56).
Uma vez definido, nos primeiros séculos, o lugar de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, o povo cristão sentiu-se livre para desenvolver a sua devoção, sem comprometer o sentido mais genuíno da fé em Deus. De fato, conforme o concílio Vaticano II, “a Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de ‘Mãe de Deus’, e sob a sua proteção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades” (Lumen Gentium, 66).
Toda santa, Maria é vista não somente como próxima de Deus e de Cristo, Nossa Senhora, mas também como próxima dos seres humanos. O povo cristão intui, com o sentido profundo da fé no Deus da vida, que lhe é característico, que Maria é a advogada dos pobres, a auxiliadora dos cristãos, uma mulher do povo, que conheceu, como o povo, o sofrimento e a opressão. Na ternura de Maria, o povo tem buscado sempre “o grande sinal de rosto maternal e misericordioso, da proximidade do Pai e de Cristo” (Doc. de Puebla, 282).
É neste espírito que queremos celebrar Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de nossa Arquidiocese e do Município de Porto Velho, e, com ela, cantar louvores ao Deus da vida, que faz maravilhas nos pequenos. Todas as paróquias da Arquidiocese são convidadas a rezar a Novena em honra a padroeira, que sugerimos como preparação para a grande celebração no dia 24 de maio.
Dom Roque Paloschi
Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Acompanhe pelas redes sociais de sua Paróquia, de acordo com os dias, como sugere a imagem abaixo: