29/10 O que são as relíquias de santos?

Ao reconhecer a Santidade de seus fieis, a Igreja Católica permite que objetos de uso pessoal ou fragmentos do corpo sejam honrados, venerados. Por esse meio, muitos de nós, pedimos à intercessão dos Santos e alcançamos inúmeras graças.

Para entender e honrar as relíquias, podemos recorrer às passagens bíblicas.

No Antigo Testamento, Moisés, ao sair do Egito, levou consigo os restos mortais de José (Ex 13, 19). No Novo Testamento, podemos encontrar exemplos de curas de pessoas que, só de tocar na roupa dos discípulos, recebiam o milagre (At. 19,11-12). Além, é claro, de uma mulher que sofria de hemorragia e foi curada por tocar na roupa de Jesus (Mc 5,28).

Não é de hoje que a Igreja Católica reconhece essa graça e permite a veneração das relíquias. O Concílio de Trento (1545) nos convida a venerá-las, sejam estas de primeiro grau (fragmentos do corpo) ou de segundo grau (objetos usados).

No próximos dias 13, 14 e 15 , de novembro receberemos a relíquia de primeiro grau do Beato Calo Acutis. No dia 13, a partir das 19h30,  haverá a Noite de Luz, momento especial de apresentação da relíquia, com muita oração e louvor. No demais dias a relíquia visitará algumas comunidades, e também haverá um passeio de barco nas águas do rio madeira, como forma de marcar a sua presença na região amazônica.

O padre Geraldo, pároco da Paróquia Senhora do Amparo, fala da importância da visita da relíquia à comunidade: “ – Ter contato com a relíquia de um santo é algo muito especial para os católicos. Ele foi um jovem da nossa geração, e a imagem que fica é de uma pessoa que buscou a santidade de calça jeans, tênis da Nike e mochila. Não é aquele santo tradicional. Ele tem muito da nossa cultura e motiva a seguir os caminhos de Jesus hoje”.