27/11 Paróquia Amparo encerra projeto Missa da Família 2023

Foi um momento verdadeiramente especial para dezenas de famílias que participaram nesse domingo (26), da solenidade de Cristo Rei, na igreja de Nossa Senhora do Amparo, zona Leste de Porto Velho. A celebração também marcou o encerramento do ano vocacional, ano litúrgico, e na paróquia, sendo um ponto culminante para o projeto Missa das Famílias.

As celebrações tiveram início em março e se estenderam pelos últimos oito meses, ocorrendo sempre no quarto domingo de cada mês. Durante esse período, milhares de fiéis participaram das celebrações e viram suas vidas e de suas famílias se transformarem. Em cada ocasião, o pároco da comunidade, padre Geraldo Siqueira, lançava um desafio para a oração em família, incentivando encontros familiares no próprio lar.

A última celebração começou com a apresentação de uma nova família, um símbolo da importância do projeto. Padre Geraldo apresenta à comunidade, um casal que selou a união na última Missa do projeto em 2022;  e este ano, vieram a celebração para apresentar o filho deles, fruto desse amor, e foram recebidos com uma calorosa salva de palmas e uma benção especial.

Na continuidade, o celebrante reforça a todos, no momento da homilia, a importância do amor. Um amor que deve ir além das aparências, do jultamento, que deve chegar especialmente, aos mais pobres, mais necessitados, que muitas vezes, está na nossa própria família; seguindo o exemplo do Rei Jesus que não quis ser servido, mas quis servir a todos, tanto que deu a própria vida para construir um reino de Amor. Será que nós estamos dispostos, a exemplo de Jesus, a doar a vida pela nossa família? Será que estamos dispostos a cuidar daqueles que estão desgarrados, e cuidar daqueles que estão seguindo o cominho correto para que não sejam desgarrados? reflete padre Geraldo baseando-se no Evangelho.

Outro momento marcante da celebração foi a acolhida e o envio de dois grupos especiais que passam a contribuir nas celebrações das comunidades: um grupo de coroinhas e outro de novos ministros extraordinários da Palavra; os ministros que a partir de agora vão presidir as celebrações nas comunidades e outras funções, quando o sacerdote não puder comparecer.

Outro momento especial foi marcado pela apresentação do quadro de Nossa Senhora do Amparo e o tema do projeto Missa das Familias deste ano – Paróquia Nossa Senhora o Amparo – Uma família de famílias, que foi sendo montado durante esse periodo, como um quebra-cabeça. O momento ficou ainda mais lindo com a apresentação da música Mãezinha do Céu, de padre Zezinho, interpretada pela garotinha Iasmin Moraes Pereira.

E assim encerrou o projeto Missa das Família de 2023, com a certeza que a paz e o amor de Jesus Cristo chegou em muitos lares. Com a certeza de que no próximo ano, o projeto continua alcançando muito mais familias.

Depois da celebração, um lanche partilhado por todos, foi o toque final desse momento de unidade e amor. Que nossa Senhora do Amparo continue abençoando a todos, especialmente, ao nosso pároco padre Geraldo Siqueira, e a todos os envolvidos direta e indiretamente nesse projeto que vem do coração de Deus.

A seguir, algumas fotos que marcaram esse último encontro