12/06  Plano de Ação Ambiental – Cuidados com a Casa Comum 2020/2021
Compartilhar

Paróquia Nossa Senhora do Amparo
Plano de Ação Ambiental – Cuidados com a Casa Comum 2020/2021

“Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra”
Francisco de Assis

Facilitadores:
Pe. Geraldo Siqueira
Cleicinha Medeiros – Gestora Ambiental /Pastoral da Acolhida

Oração Inicial


Sinal do Cristão

LEITURA – Gn 1,26-30

E Deus viu que era bom. (bis)
Tudo que Ele criou é bom!

Pai Nosso… Ave Maria..

Prioridade 2 – Plano de Pastoral Paroquial
•Responsabilidade com a causa ambiental
Em comunhão com o Laudato Si e o Sínodo para a Amazônia, trabalhar em nossa Paróquia a responsabilidade da causa ambiental, priorizando alternativas que favoreçam o cuidado da Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.
Ecologia Integral: “Tudo está interligado nessa casa comum”
“Em nossos dias, torna-se cada vez mais urgente a busca por um desenvolvimento sustentável, com o equilíbrio entre a atividade econômica, o bem-estar social, condições de vida digna e a preservação da natureza. O ser humano pertence a um todo maior, que é complexo, articulado e interdependente(grifo nosso).
(…) A ecologia integral toca profundamente as nossas vidas, a nossa civilização, os nossos modos de agir, nossos pensamentos, e está diretamente envolvida com a globalidade, totalidade e qualidade da vida.
O Pontífice reconhece que a humanidade, hoje, enfrenta uma crise existencial em múltiplas faces, ou seja, a extrema pobreza, o aumento da competição por recursos naturais, um ambiente natural ameaçado e severamente degradado, nações falidas ou à beira de um colapso e um clima próximo de sair do controle.
Papa Francisco manifesta sua preocupação com “o que está acontecendo com a nossa casa” (LS, 17-61) e afirma que “basta olhar a realidade com sinceridade, para ver que há uma grande deterioração da nossa casa comum” (LS, 61). Condena a proposta de internacionalização da Amazônia que “somente serviria para os interesses econômicos das multinacionais” (LS, 38). Faz uma denúncia profética: “é gravíssima desigualdade querer obter benefícios significativos, fazendo pagar o resto da humanidade, presente e futura, os altíssimos custos da degradação ambiental” (LS, 36). Ainda: “Nunca maltratamos e ferimos a nossa casa comum como nos últimos dois séculos” (LS, 53). Lamenta os interesses dos poderes que “pensam que tudo pode continuar como está” como desculpa para “manter seus vícios autodestrutivos” (LS, 59) com “um compromisso que parece suicida” (LS, 55).
Jesus disse: «Não se vendem cinco passarinhos por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de Deus» (Lc 12, 6). Deus Pai, que criou com infinito amor cada ser do universo, chama-nos a ser seus instrumentos para escutar o grito da Amazônia. Se acudirmos a este clamor angustiado, tornar-se-á manifesto que as criaturas da Amazônia não foram esquecidas pelo Pai do céu. Segundo os cristãos, o próprio Jesus nos chama a partir delas, «porque o Ressuscitado as envolve misteriosamente e guia para um destino de plenitude. As próprias flores do campo e as aves que Ele, admirado, contemplou com os seus olhos humanos, agora estão cheias da sua presença luminosa». Por todas estas razões, nós, os crentes, encontramos na Amazônia um lugar teológico, um espaço onde o próprio Deus Se manifesta e chama os seus filhos. (Querida Amazônia, Papa Francisco – Nº57, grifo nosso)
Assim, podemos dar mais um passo e lembrar que uma ecologia integral não se dá por satisfeita com ajustar questões técnicas ou com decisões políticas, jurídicas e sociais. A grande ecologia sempre inclui um aspeto educativo, que provoca o desenvolvimento de novos hábitos nas pessoas e nos grupos humanos. Infelizmente, muitos habitantes da Amazônia adquiriram costumes próprios das grandes cidades, onde já estão muito enraizados o consumismo e a cultura do descarte. Não haverá uma ecologia sã e sustentável, capaz de transformar seja o que for, se não mudarem as pessoas, se não forem incentivadas a adotar outro estilo de vida, menos voraz, mais sereno, mais respeitador, menos ansioso, mais fraterno. (Querida Amazônia, Papa Francisco – Nº58
A Igreja, com a sua longa experiência espiritual, a sua consciência renovada sobre o valor da criação, a sua preocupação com a justiça, a sua opção pelos últimos, a sua tradição educativa e a sua história de encarnação em culturas tão diferentes de todo o mundo, deseja, por sua vez, prestar a sua contribuição para o cuidado e o crescimento da Amazônia.
Isso dá lugar ao novo sonho, que pretendo partilhar mais diretamente com os pastores e os fiéis católicos. (Querida Amazônia, Papa Francisco – Nº60)

“25. Vida é compromisso fraterno! A vida como dom nos conduz a um compromisso. Despertamos para a
responsabilidade de nossa existência e de todas as criaturas. Compromisso
como promessa de permanecer junto de, comprometer-se com.”

Nivelando Conceitos.
MEIO AMBIENTE :
LIXO X RESÍDUO:
Meio Ambiente é tudo que existe!
Metodologia: Chuvas de ideias

Meio Ambiente é tudo que existe!
Se compõe de elementos vivos e inanimados, naturais ou fabricados; é interdependente, e tudo tem sua função definida; é abundante, mas tem finitude.

Quem produz o lixo/resíduo?

  • Cada brasileiro produz diariamente, em média, 1kg de lixo/resíduo.
  • A imensa maioria das pessoas não se sente responsável pelo lixo/resíduo que produz.
  • A imensa maioria das pessoas supõe que o problema do lixo/resíduo termina no momento em que se coloca a sacola com lixo na lixeira para que o caminhão do lixo a leve. É exatamente aí que ele começa!
  • Porto Velho não tem coleta seletiva, nem Aterro Sanitário.

Todos são corresponsáveis pelos cuidados com a nossa Casa Comum!

Lei nº 12.305/10 – estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS)
“É instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, consoante as atribuições e procedimentos previstos…”
Todos os cidadãos junto aos esforços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios precisam trabalhar em harmonia para que possamos ter um mundo mais limpo, sustentável e saudável no futuro. Fonte: REDEASTA.

Tempo de decomposição

O Plano de Ação Ambiental…
Se “Tudo está interligado,como se fôssemos um; tudo está interligado, nessa casa comum”
Então…

O Plano de Ação Ambiental

OBJETIVOS:

  • Geral:
  • Objetivos específicos:

ESPAÇOS FÍSICOS:

  • Matriz
  • Sede das Comunidades

2 AÇÕES AMBIENTAIS:

  • Gestão de Resíduos – substituição e redução
  • Cuidados com os espaços físicos: limpeza, organização, embelezamento.

 AÇÃO 1 : Gestão de Resíduos
Trabalho em grupo – Tempo: 30 minutos

  • SUBSTITUIÇÃO:

Material usado atualmente: descartáveis plásticos, não biodegradáveis

  • REDUÇÃO: destino dos resíduos recicláveis: catador Aroldo

Sugestões de materiais para substituir os descartáveis plásticos

Orçamentos para simples verificação


AÇÃO 2: Cuidados com os espaços físicos:
limpeza, organização, embelezamento

1.Os espaços físicos(terrenos, prédios) estão limpos?
2.Estão organizados? Cada coisa está no seu devido lugar?
3.Tem jardim?
Trabalho em grupo: 30 minutos

Roda de prosa com crianças, jovens e idosos
Proseadora: Cleicinha Medeiros
Tempo: 30 minutos
Intervalo: a cada 6 meses
Temas:
Meio ambiente: eu também sou responsável!
REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR

Sugestão de modelos de avisos

VEJA TAMBÉM