12/03 SÃO DANIEL COMBONI: UMA VIDA PELA ÁFRICA.

15 de Março celebramos o nascimento de São Daniel Comboni.
A Igreja faz memória do nosso fundador, que já não é somente nosso mais da Igreja. Ele foi canonizado em 05 de outubro de 2003 pelo Papa João Paulo II.
Daniel Comboni, nasceu em 15 de março de 1831 na cidade de Limone, um pequeno povoado do norte da Itália ao lado do maior lago do país, o Garda.
Todos os 7 irmãos de Daniel Comboni não tiveram tanta sorte, pois morreram ainda jovens.
Aos 10 anos de idade, Daniel manifesta o desejo de tornar-se padre, por isso foi morar em Verona e estudou no Instituto do Pe. Nicolau Mazza, um sacerdote que dedica sua vida a formação de jovens sem recursos. Comboni avança de forma espantosa nos estudos e por volta de 15 anos fascina-se com a vida dos mártires do Japão que foram crucificados em Nagasaki no ano de 1597. Anos mais tarde sente-se impelido ao ouvir as palavras do missionário Pe. Ângelo Vinco que voltara da África. Aquele povo sofrido conquistara então seu coração.
Aos 23 anos Daniel é ordenado padre e aos 26 pede para compor um grupo de 6 missionários que partiriam para África é o mais novo da expedição. Em 1872 Comboni fundou o instituto “Pie Madri della Nigrizia” (Piedosas Mães da África)
Consagradas e chamadas para continuar a missão de Jesus Cristo de acordo com o carisma de Daniel Comboni.
Configurando nossas vidas à de Jesus Cristo, assumimos os sentimentos do seu Coração, sua paixão e seu Projeto de vida; escutamos atentamente o grito do pobre, e esforçamo-nos em viver com profecia e coragem a cultura do encontro e da inclusão.
Mulheres consagradas ao Senhor para a Missão Ad Gentes no meio dos povos mais pobres e abandonados.
O lema de Comboni é: Salvar a África por meio dos Africanos, ele então com um grupo de companheiros funda colégios para homens e mulheres, ao mesmo tempo leva ao continente africano o primeiro grupo de missionárias a percorrer aquelas terras.
Em 1878, é nomeado Bispo de toda África Central, vindo a falecer no dia 10 de outubro de 1881 em Cartum no Sudão devido as terríveis febres que assolavam a região.
“Pois bem, quando meus institutos vagavam à deriva e, na África, os meus missionários morriam sem qualquer perspectiva de luz e eu ardia em febre em Cartum, o que me levou a ficar firme até a morte no meu posto foi a convicção e a certeza da minha Vocação Missionária e o meu profundo amor ao Coração de Jesus”.
(Daniel Comboni)
Que a exemplo deste grande Santo, possamos doar-nos inteiramente até as últimas consequências aqueles a quem o Pai nos enviou.
São Daniel Comboni, Rogai por nós…