03/03 SUSPENSÃO DAS CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS NA IGREJA PARTICULAR DE PORTO VELHO

Carta Pastoral nº 003/2021 PortoVelho,3 de março de 2021
A TODOS QUE ESTE VIREM,SAUDAÇÃO,PAZ E BENÇÃO NO SENHOR!
“Eis que estamos subindo para Jerusalém…”
(Mt 20,18a)
Queridos irmãos e irmãs,
Escrevemos visando dialogar, inspirados na força do Evangelho, neste tempo em que assumimos nossa peregrinação quaresmal como caminhada com o Senhor: “Eis que estamos subindo para Jerusalém…” (Mt 20,18a).
Infelizmente, estamos atravessando o que se acredita ser o pior momento da pandemia por COVID-19 em nosso Estado. Na última semana, a Portaria Conjunta nº31,de 26 de fevereiro de 2021,reenquadrou todos os municípios de Rondônia na Fase 1, e o Decreto Estadual nº 25.853, de 2 de março de 2021,proíbe a realização de cultos religiosos nos municípios enquadrados nesta mesma fase.
Segundo os dados fornecidos pela Secretária de Estado de Saúde (SESAU), já registramos mais de 2.900 mortes em decorrência de complicações da COVID-19. Destas, mais de 1.680 foram registradas no território que compreende esta Arquidiocese, que atualmente conta com treze (13)municípios. Em Rondônia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.675 casos confirmados e 46 óbitos. Destes, 809 casos confirmados e 26 óbitos foram nesta região.
Pesquisadores da Fiocruz já divulgaram que foram encontradas novas cepas do vírus que têm poder de transmissibilidade muito maior. Além disso, todos os Estados brasileiros já informaram no final de semana, 27 e 28 de fevereiro, da impossibilidade de receberem pacientes de outros Estados, tendo em vista o estado de calamidade geral provocado pelo aumento vertiginoso de internações nas últimas semanas.
Ressalta-se que, particularmente em nosso Estado, a SESAU divulgou que mais de 40% dos óbitos ocorridos no mês de fevereiro de 2021 foram de pessoas com menos de 40 anos de idade e sem qualquer comorbidade .Além disso, o Decreto Estadual nº25.831,de12 de fevereiro de 2021,
determinarão isolamento social restritivo e toque de recolher, o que está em pleno vigor.
Os dados deixam claro que há necessidade de medidas urgentes tanto pelo Estado ,quanto pela sociedade civil. Todas as pessoas de boa vontade são convocadas a fazer sua parte, sobretudo assumindo o distanciamento social para a preservação devidas. Neste caso não se trata de isolamento apenas de pessoas idosas ou com comorbidades.
Desde o momento em que tomamos ciência das infecções causadas pelo Corona vírus, ainda no ano passado, reconhecemos a necessidade de suspender as Celebrações Eucarísticas presenciais e nos reinventamos, investimos em novas formas de vivenciar a nossa Fé em Cristo Ressuscitado. Por um certo período mais recente, desde setembro de 2020, acreditamos ser possível e seguro retornar com as celebrações presenciais.
No entanto, a situação atual de saúde pública exige cautela extrema e bom senso de todos. Portanto, a considerar o Decreto nº 25.853, de 2 de março de 2021, estão suspensas as celebrações e reuniões presenciais enquanto os respectivos municípios estiverem enquadrados na Fase 1. Ademais, informamos que novas orientações devem ser publicadas a respeito da Semana Santa. Por enquanto, com criatividade pastoral, vamos nos manter unidos, e nossas celebrações passarão a ser acompanhadas através da rádio Caiari, pelas transmissões nos meios de comunicação e redes sociais das Paróquias e Áreas Missionárias.
Neste momento, a Igreja Arquidiocesana precisa se agarrar ainda mais em uma profunda COMUNHÃO e PARTICIPAÇÃO, onde descobrimos e experimentamos a oração sacerdotal de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21a).
Depositamos confiança em Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Arquidiocese de Porto Velho.
Dom Roque Paloschi
Arcebispo de Porto Velho
Coordenação Arquidiocesana de Pastoral
Pe.Jeferson Rodrigo RechWenzel, Odete Alice Maria de Carvalho, Carlos Vitor Cardoso