01/08 Notícias da Paróquia União Bandeirantes: De Área Pastoral a Paróquia

No próximo domingo 07/08, a Área Pastoral Nossa Senhora dos Migrantes de União Bandeirantes, interior de Rondônia, a 160 km de Porto Velho, será elevada a categoria de Paróquia.

A Missa de Consagração será presidida pelo Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi.

A concentração começa às 09h30, com inicio previsto para as 10h.

Contamos com a sua presença!

Histórico da Área Pastoral

A história da Igreja de Nossa Senhora dos Migrantes se confunde com a história da região, inicialmente marcada por situações de insegurança, principalmente, no que diz respeito à regularização fundiária.

Já no início dos assentamentos, no ano 2000, os primeiros moradores se reuniam nas casas para a Celebração da Palavra. E logo reservaram uma quadra inteira para as atividades da Igreja, onde foi construída a capela de palha, e em seguida, uma nova de madeira, ambas no ano de 2002. Tendo em vista a própria condição, os fiéis escolheram Nossa Senhora dos Migrantes como padroeira da Comunidade.

Os padres Salesianos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Porto Velho, José Héder Araújo Rodrigues (2002-2004) e Felipe Bauziére (2004-2007), com o apoio de outros padres da congregação, entre eles o Pe. Moisés Marques, foram os primeiros a atender a região.

Posteriormente, a região, que já contava com um considerável número de Comunidades, passou a compor a Área Missionária Alto Madeira, sendo atendida pelos padres João Batista Toledo da Silveira (2007-2015), Pe. Genecy Gomes Rodrigues (2015-2017), da Arquidiocese de Niterói no Rio de Janeiro (Igreja irmã da Arquidiocese de Porto Velho), e contavam com a colaboração do Pe. Miguel Fernandes Ramos de Moura e Pe. José Otacio Oliveira Guedes (2017-2020).

Em 2018, foi instituída a Área Pastoral Nossa Senhora dos Migrantes, com sede em União Bandeirantes, composta de 26 Comunidades, distribuídas em diversas “Linhas” (estradas) que se conectam a uma estrada principal chamada “Linhão 101”, num raio de aproximadamente 65 km – da Linha do Pavão até a Linha 10.

Desde 2020, a Área Pastoral Nossa Senhora dos Migrantes é administrada pelo Pe. Ronny Santos de Abreu – diocesano de Porto Velho.

As Comunidades da Área Pastoral são: São Lucas (Linha do Pavão), Nossa Sra. da Penha (Linha 01), Nossa Sra. das Graças (Linha 01), Nossa Sra. de Fátima (Linha Ferrugem), Sagrado Coração de Jesus (Linhão 101), Nossa Sra. Aparecia (Linha do Abacaxi), Jesus Misericordioso (Linha 15 de Novembro), Cristo Rei (Linha 1º de Maio), Cristo Ressuscitado (Linha P.O.), Nossa Sra. dos Migrantes (Centro de União Bandeirantes), Santa Dulce dos Pobres (União Bandeirantes), São José (Travessão da Linha do Triângulo), São João Paulo II (Linha F), Nossa Sra. da Vitória (Linha F), Santa Luzia (Linha F), São Pedro (Linha 04), Jesus Bom Pastor (Linha 04), Divino Espírito Santo (Linha 05), São Miguel Arcanjo (Linhão), Nossa Sra. Aparecida (Linha 06), Santa Luzia (Linha 07), Menino Jesus (Linhão), Sagrada Família (Linha Onzinha), Santa Terezinha (Linha 09), Santa Ana (Linhão) e São Paulo Apóstolo (Linha 10).

SEDE DA ÁREA PASTORAL
Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes (União Bandeirantes)

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES NA MATRIZ:
Domingo às 8h e 19h30

EXPEDIENTE NA SECRETARIA