O Centro Social Nossa Senhora do Amparo, atento à realidade vivenciada pelas crianças e adolescentes carentes de nossa paróquia e sensível à necessidade de se formar cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na concretude do bem comum, desenvolveu o Projeto Tocando em Frente.
Tal projeto foi criado com o intuito de oferecer cursos básicos, teórico e prático de música para crianças e adolescentes, provenientes de famílias que não dispõem de recursos financeiros para custear formações dessa natureza, criando desse modo, uma alternativa viável de combate à marginalização dos citados.
Serão formadas 2 (duas) turmas de 20 alunos cada, com aulas de violão, nas quais os jovens aprenderão noções básicas de teoria musical, a ler partituras e a manusear o instrumento supramencionado.
As aulas irão ocorrer durante a semana, nos horários das 09:00 às 11:00 horas, no período da manhã, e das 15:00 às 17:00 horas, no período da tarde, com duas aulas semanais, perfazendo um total de 48 horas/aula, de toda sorte que o curso terá a duração total de 6 meses.
Ademais, tais aulas serão ministradas nas dependências do Centro Social por profissionais devidamente capacitados e comprometidos com a formação moral e cultural dos jovens, em salas que contam com toda a infraestrutura necessária: climatização, cadeiras, mesas etc.
Ao final do curso, será oferecido certificado àqueles que cumprirem as exigências de frequências mínima nas aulas (não sendo permitidas mais que duas faltas injustificadas consecutivas) e atingirem a pontuação estabelecida pelos professores nas avaliações aplicadas.
Com isso, buscar-se-á oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades artísticas e dos valores humanos de cada jovem beneficiado com o projeto.
RESULTADOS PRETENDIDOS
De modo geral, o projeto visa proporcionar aos jovens um espaço em que possam despertar seus valores humanos, éticos-morais, e do bem conviver, por meio das atividades musicais e experiências vivenciadas no decorrer do curso.
Para tanto, pretende-se realizar dinâmicas que ensinem como se ter uma boa convivência com o próximo e desenvolvam o senso de responsabilidade e o compromisso com o bem comum.
Além disso, a formação musical estimulará o lado lúdico das crianças e adolescentes, fomentando o desenvolvimento de sua criatividade, memória, coordenação motora e musicalidade.
Do ponto de vista social, o projeto em comento procura combater a marginalização dos jovens carentes, por meio da criação de vínculos entre tais indivíduos e os membros da comunidade que frequentam o Centro Social Nossa Senhora do Amparo.
Dessa forma, os referidos mecanismos ajudarão a integrar os jovens atendidos à sociedade, fazendo com que tais indivíduos se sintam, no futuro, capazes de conviver na sociedade de forma harmônica e responsável.
Local: Centro Social e Lazer Casa Betânia – Rua Beira Sul, 7746 – Três Marias.