02/10 CÁRITAS PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO AMPARO

Somos chamados a ser Igreja Samaritana, que vê, acolhe, protege e cuida. Por isso, o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo pede-nos a metodologia do fazer-se próximo e que, com ternura, assumamos a espiritualidade do cuidado integral da pessoa, como ensina Jesus Cristo: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)
MISSÃO DA CÁRITAS PAROQUIAL
Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
CAMPO DE ATUAÇÃO
A Cáritas Paroquial Nossa Senhora do Amparo, na medida do possível atende a todos os que solicitam ajuda, independentemente de raça, cor, religião e/ou outros. Possui uma equipe de funcionários, voluntários leigos, religiosas e os que são acionados nas emergências, os quais juntos, prestam assistência material e orientações para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais fragilizadas.
DIRETRIZ GERAL DE AÇÃO
Construção solidária, sustentável e territorial de um projeto de sociedade democrática e de direitos.
PRINCÍPIOS
• Defesa e promoção da vida para a sociedade do Bem Viver;
• Mística e espiritualidade libertadora, ecumênica einter-religiosa;
• Cultura de solidariedade transformadora;
• Protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade, de risco e/ou exclusão social;
• Democracia participativa e justiça socioambiental;
• Relações de equidade étnico-raciais, de gênero e geração;
• Projeto popular de sociedade justa, solidária e sustentável;
• Pastoralidade e transformação social;
• Cáritas no coração da Igreja, na sociedade e no serviço com os pobres.
DIMENSÕES DA CÁRITAS
1ª – Despertar em cada pessoa e comunidade a consciência ativa em relação a situações concretas em que vivem os irmãos, especialmente os mais excluídos.
É parte de nossa missão entender como é que foi crescendo entre nós o número e a tragédia de tantos irmãos que passam fome.
Não basta entender. É urgente fazer crescer a indignação diante desta situação que nega a vida.
O mais importante é ir descobrindo maneiras de agir junto a essas pessoas que se encontram em situações de miserabilidade, ajudando-as nas urgências, e criando alternativas, visando que todos vivam com a dignidade de filhos de Deus.
2ª – Organizar a Caridade cristã em favor dos empobrecidos e dos que vivem em situação de risco em cada comunidade paroquial.
Só a prática da caridade faz o coração humano ser mais parecido com o de Deus, pois Ele morre de amor por todos os seres humanos, e tem um amor particular pelos que são marginalizados e excluídos.
A Cáritas se propõe ser uma força capaz de mobilizar os cristãos e todas as pessoas de boa vontade para agirem em favor dos mais desfavorecidos, organizando a prática da caridade.
VOLUNTARIADO
Todo o trabalho pastoral deve ser feito sem esperar recompensa humana. Jesus Cristo nos ensinou que Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por todos. É nesse espírito que se deve entender a missão na Igreja e na sociedade.
O voluntariado é essencial para a missão social transformadora da Igreja. Na ação caritativa e social da igreja, o voluntariado possui e desempenha um papel insubstituível. Sem ele, o exercício da caridade na vida da Igreja seria simplesmente impossível. O cultivo da interioridade, da fé e da caridade, feito com respeito pela liberdade de consciências, é um objetivo que não pode ser esquecido pelo/a voluntário/a da Cáritas; porque confia a essas pessoas a expressão de sua identidade e missão evangelizadora no mundo.