02/10 O CENTRO DE FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E PROMOÇÃO SOCIAL CASA BETÂNIA,

O Centro de Formação, espiritualidade e Promoção Social Casa Betânia, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Amparo, formada pela Igreja Matriz e mais 10 (dez) comunidades espalhadas em sete bairros periféricos da capital, na sua maioria sem a menor infraestrutura, onde as pessoas vivem na faixa de pobreza.
A paróquia em questão foi criada no ano de 1991 por Dom José Martins da Silva, então arcebispo de Porto Velho. Atualmente é uma Igreja viva que conta com a presença de dois padres diocesanos, duas congregações femininas: Irmãs Missionárias Combonianas e Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus. E uma grande quantidade de agentes de pastoral, leigos e leigas que assumem a missão de evangelizar e lutam pela transformação social dos mais pobres.
Nos primórdios desta Paróquia, o então Pároco Pe. Franco Albanesi, fervoroso sacerdote, muito atento à questão da evangelização e o bem espiritual dos seus fiéis, desejoso de somar forças com a arquidiocese e percebendo que havia poucos espaços disponíveis para retiros e formações na cidade de Porto Velho, decidiu juntamente com o então Conselho Pastoral Paroquial construir um local que atendesse a estas necessidades.
Contudo, um projeto destas proporções, tinha um custo muito alto, portanto o já citado padre promoveu festas, ações entre amigos e contou com muitas doações de benfeitores para levar em frente a construção.
Os motivos que levaram Pe. Franco a desejar a construção desta Casa de retiros no ano de 2003 são os mesmo que sustentam a necessidade e a importância da reforma que vem sendo feita no local: nesta região missionária as distâncias são grandes, assusta-nos o número de violência, falta de perspectiva, depressão e suicídio entre os jovens, além da desestrutura familiar presente naquele contexto. Além disso, constata-se uma forte presença pentecostal e neopentecostal. Mas apesar do citado, o povo tem sede de conhecimento, porém há poucos locais para oferecer formações para as lideranças da paróquia e curso de capacitação na linha prevenção a violência e da economia solidária.
Vale salientar que a Casa Betânia serviu para acolher o Seminário Maior Diocesano no período dos anos de 2011 a 2013, no qual residiram seminaristas e formadores. Além disso, ele serviu para a realização de encontros diocesanos, com representantes do Regional Noroeste da CNBB (que compreende as dioceses de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Guajará-Mirim, Jí-Paraná, Humaitá, a Prelazia de Lábrea e a Arquidiocese de Porto Velho), das pastorais e movimentos sociais bem como povos indígenas, Pastoral da Terra, Comissão de Justiça e Paz, Luta de camponeses e outros movimentos de resistência ao atentado à vida e destruição da Amazônia. Em 2019 o Centro de Formação Casa Betânia estava com as suas instalações deterioradas e sem condições de continuar servindo como casa de acolhida para as atividades já mencionadas.
Ao assumir o ofício de pároco desta paróquia, após ouvir os clamores dos agentes de pastorais, religiosas e do povo de Deus que se veem necessitados de formação, atualização e sensibilizado pela situação social e religiosa da paróquia juntamente com o Conselho de Pastoral Paroquial decidimos reativar o Centro de Formação e expandir o trabalho do mesmo. Esta decisão parte do grande apelo feito pelo Santo Padre, o Papa Francisco, de que devemos dar uma atenção especial aos mais pobres e marginalizados, além do incentivo de nosso arcebispo Dom Roque Paloschi que, constantemente, nos desafia a estar presente como servidores dos que estão à margem da sociedade.
Por não disponibilizar de recursos para arcar com a reforma do Centro de Formação, Promoção Social e Espiritualidade, de imediato, aos poucos vem sendo restaurado e ampliada todas as estruturas físicas do local.
Com a Graça de Deus e o esforço de todos, ao concluir a referida reforma, a Casa Betânia continuará sendo utilizado por todo o povo que precisa e deseja um espaço apropriado para o seu crescimento humano e espiritual.

Por: Pe. Geraldo Siqueira de Almeida